Do Estadão Conteúdo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a Caixa seja um banco que empreste dinheiro "muito mais barato", mas sem dar prejuízo. "Tenho certeza que vamos contar com o apoio da Caixa outra vez, para que a Caixa volte a ser um banco muito mais forte, emprestando muito mais dinheiro, e muito mais barato, mas sem perder dinheiro porque o banco precisa dar um lucro", afirmou Lula durante a cerimônia de posse de Rita Serrano à presidência do banco, na Caixa Cultural, em Brasília.
O presidente afirmou estar "convencido" de que a Caixa vai voltar a crescer. "Estou convencido de que a bancarização vai crescer muito, a massa salarial vai aumentar. A gente tem vários compromissos, mas os mais importantes é que a gente vai ter que fazer muito investimento na educação brasileira e no ensino fundamental. Vamos ter que investir muito na saúde, para garantir que pessoas mais pobres vão ter o direito aos especialistas", acrescentou.
Lula reafirmou também que irá acabar com a fome no País. "Quando saí da Polícia Federal, a primeira coisa que eu fiz foi ir à Roma conversar com o Papa e com o conselho mundial das igrejas para criar programa de combate à desigualdade. Não é possível que em pleno século 21, em que a gente detém toda a tecnologia e avanços genéticos para produzir alimentos para todo mundo e que tenhamos 900 milhões de pessoas indo dormir com fome", disse. Ele repetiu também que não possível ter pessoas na fila do osso sendo o Brasil o maior produtor de proteína animal do mundo. "Não é falta de produção, é falta de vergonha na cara das pessoas que governam esse País", acrescentou.
'Papel extraordinário'
O presidente da República também destacou o papel extraordinário da Caixa no País que, segundo ele, pôde sentir "mais de perto" com o Minha Casa Minha Vida. Para Lula, hoje é a festa de Serrano, não só enquanto presidente empossada do banco, mas também pela história na instituição.
"Você foi escolhida porque tem uma história, porque muita gente me deu referência de você", declarou Lula, em discurso durante a posse de Serrano. "Eu só espero que você dedique à Caixa o que você dedicou como funcionária. Eu tenho certeza de que vamos viver um novo período nesse País."
O presidente diz que não costumava tratar os funcionários da Caixa como bancários, mas "economiários". "Eu acho que a Caixa tem um papel extraordinário nesse País, eu pude sentir isso mais de perto quando a gente instituiu o Minha Casa Minha Vida, eu senti a força da Caixa", disse.
Lula disse que, ainda este mês, o governo e a Caixa irão inaugurar casas que foram construídas no governo da ex-presidente da República Dilma Rousseff. "Rita, se prepare, ainda este mês vamos ter muita coisa para inaugurar neste País", afirmou o presidente, dizendo que voltará a inaugurar também obras de infraestrutura iniciadas no governo do PT. Segundo ele, nesta tarde, se encontrou com os ministros das Cidades, Jader Filho; dos Transportes, Renan Filho; e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Durante a fala, Serrano citou uma frase de Lula enquanto líder do ABC. "Os poderosos podem matar uma, duas, três rosas, mas jamais conseguirão deter a chegada da primavera", citou a nova presidente do banco. A citação foi aplaudida pela plateia e emocionou Lula.