Preço da gasolina hoje

GASOLINA VAI AUMENTAR? Especialistas explicam impactos da reoneração dos impostos no PREÇO DA GASOLINA que chega ao consumidor

Reoneração dos tributos federais sobre os combustíveis foi confirmado nesta segunda-feira (27) e passa a valer na quarta-feira, dia 1º de março.

Cadastrado por

Brenda de Barros

Publicado em 28/02/2023 às 21:44 | Atualizado em 01/03/2023 às 19:22
Estados aumentaram as aliquotas no 1º de abril - PETROBRAS

Depois de alguns meses definindo o que aconteceria com a oneração dos tributos do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre os combustíveis, os novos preços dos impostos foram decididos.

Ao final do útimo dia de "taxação zero", nesta terça-feira (28), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad anunciou o aumento no valor dos tributos federais (PIS/Cofins) cobrados sobre a gasolina e o etanol.

Com esta decisão, o preço da gasolina já aumentou nos postos de combustíveis nesta quarta-feira (1º).

Entenda nesta matéria:

REONERAÇÃO DOS IMPOSTOS SOBRE A GASOLINA E O ETANOL COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA, 1º DE MARÇO

Em entrevista coletiva à impresa, realizada nesta terça-feira, Fernando Haddad revelou que a reoneração dos impostos sobre a gasolina e o etanol será da seguinte maneira:

No entanto, de acordo com Robinson Barreirinhas, secretário da Receita Federal, a decisão final será tomada pelo Cogresso Nacional, após analisar o texto da MP, que também pode ser modificado.

PETROBRAS REDUZ PREÇO DA GASOLINA 

Antes do anúncio oficial sobre o reajuste no valor dos impostos federais sobre os combustíveis ter sido realizado pelo Ministério da Fazenda, a Petrobras divulgou a redução no preço da gasolina e do etanol.

Conforme divulgado pela companhia, o preço da gasolina diminuiu R$ 0,13 por litro.

Ou seja, com o aumento no valor do imposto e a diminuição no preço vendido para as distribuidoras, o impacto sentido pelos consumidores será de R$ 0,34 no preço da gasolina.

Ainda assim, como aponta Carlos Pinto, diretor no Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o valor final da gasolina pode variar de acordo com os Estados, visto que também haverá a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"O impacto [no preço da gasolina] não dependerá apenas do Pis e da Cofins, mas também do ICMS que é majorado de maneira individual pelos Estados da Federação", destacou.

PREÇO DA GASOLINA AUMENTOU NOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS ANTES DA DECISÃO SER DIVULGADA

Antes da reoneração dos impostos federais sobre combustíveis começar a valer, consumidores perceberam o aumento no preço da gasolina já na manhã da terça-feira.

Considerando que os postos são livres para decidir o preço da gasolina oferecido nas bombas, o economista e professor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Edgard Leonardo, recomenda que os consumidores continuem pesquisando por postos de combustíveis que oferecem a gasolina com preço mais baixo.

"O ideal sempre é pesquisar, os preços são livres na bomba e a concorrência é que garante que tenhamos preços menores entre um posto e outro, e é sempre bom aproveitar oportunidades", disse.

NOVA REDUÇÃO NO PREÇO DA GASOLINA PODE SER ESPERADA?

Questionado sobre a possibilidade de haver uma nova redução no preço da gasolina em breve, o economista Edgard Leonardo diz que tudo vai depender do preço internacional do petróleo.

"O grande determinante para o preço dos combustíveis, importante ressaltar, é o preço internacional do petróleo que vem se mantendo estável na faixa dos 81 dólares o barril, sem as grandes oscilações do passado recente. [Apenas] Quando caiu para algo em torno de 25 dólares, durante o auge da pandemia e posteriormente elevou-se para 111 dólares com a invasão Russa à Ucrania", destaca.

"Ao que tudo indica, não ocorrendo novos incidentes e não ocorrendo mudanças no perfil de produção da OPEP+, os preços devem se manter com relativa estabilidade".

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS