Começa nesta quarta-feira (1°) o saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem nasceu em março.
Com a pretensão do governo de acabar com o saque-aniversário, esse pode ser o último mês que o saque é autorizado.
QUEM PODE PEDIR O SAQUE-ANIVERSÁRIO?
Trabalhadores com conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, têm direito ao saque-aniversário.
Mas é preciso fazer a opção pelo saque em algum dos canais que a Caixa disponibiliza. Quem não fez nenhuma das opções não receberá o saque-aniversário.
COMO PEDIR O SAQUE-ANIVERSÁRIO?
A pessoa interessada em receber o saque-aniversário deve informar a decisão até o último dia do mês do seu aniversário no aplicativo do FGTS ou no site da Caixa.
Depois de recebido, é possível fazer o saque até dois meses depois do mês do aniversário. Vale ressaltar que o saque-aniversário é opcional, então é necessário fazer o pedido caso queira receber.
O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS VAI ACABAR?
Esse assunto ainda será discutido em reunião do Conselho Curador do FGTS durante o mês de março, mas o governo federal realmente pretende acabar com o saque-aniversário.
A pasta afirma que o saque-aniversário é prejudicial ao próprio FGTS, visto que, pelo saque, o trabalhador pode tirar parte do fundo uma vez por ano e quem faz isso não pode sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa, seguindo as regras atuais.
Entretanto, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, disse que quem antecipou o saque-aniversário com a Caixa por meio de um empréstimo consignado ou fez o pedido do saque-aniversário poderá fazer o saque-rescisão a partir de março.
Logo, se o trabalhador foi demitido, ainda poderá sacar o saldo, mesmo que tenha feito o saque-aniversário.