A Noronha Pescados inaugurou, nesta sexta-feira (24), a primeira fábrica de empanados de peixe do Norte e Nordeste. Localizada no bairro recifense da Imbiribeira, a unidade terá capacidade para produzir de 250 toneladas mensais de empanados, com previsão de aumentar a produção para 500 toneladas em dois anos.
Com investimento estimado em R$ 25 milhões, a previsão é que a fábrica gere 200 novos empregos diretos. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.
O mercado de pescado tem grande potencial de crescimento, já que o Brasil consome 10 quilos per capta ano, enquanto a média mundial é de 16 quilos. Já em países como Portugal e Japão, o consumo chega a mais de 60 quilos por ano. A inauguração da nova fábrica é vista como um passo importante na consolidação da Noronha com uma das principais empresas de Pescados do País.
"Buscamos sempre a inovação nas soluções para os segmentos de food service e de varejo, oferecendo produtos cada vez mais fáceis de preparar. As pessoas buscam cada vez mais produtos saborosos, saudáveis e de fácil preparo", destaca o diretor da Noronha Pescados, Guilherme Blanke.
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec-PE), Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz-PE), contribuiu para atrair este investimento com incentivos fiscais do Programa de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco (Prodepe) e do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind).
“Esse empreendimento, o primeiro do tipo no Norte-Nordeste, representa a retomada da confiança dos empresários no crescimento de Pernambuco, que é um importante hub logístico da região. A aposta da Noronha Pescados em reforçar sua atuação nacional pelo Estado é uma sinalização de que estamos caminhando na direção certa, no que diz respeito à agenda de desenvolvimento econômico”, afirma Guilherme Cavalcanti.
PEIXE EMPANADO
O processo de empanar o peixe apresenta vantagens para a indústria do pescado, porque permite aumentar a vida útil ao alimento, sem uso de conservantes. Além disso, traz praticidade permitindo a padronização dos cortes e facilitando o preparo.
Os empanados garantem diversificação nas opções de compra disponibilizadas para o consumidor e aumentam a eficiência da cadeia, uma vez que o processo melhora o rendimento do pescado. A linha de empanados vai atender segmentos como restaurantes, hotéis, indústrias, além de chegar ao consumidor final, através das principais redes de supermercados do País.
A ideia é inserir outras opções de empanados. "Também está nos nossos planos desenvolver outros produtos empanados, como a inclusão de uma linha de frango que irá contar com: steak, nuggets e filé de peito, sempre buscando um produto mais saudável", revela Guilherme.
HÁ MEIO SÉCULO NO MERCADO
Com 53 anos de mercado, a pernambucana Noronha Pescados distribuiu pescados de qualidade para todo o Brasil. Os produtos da empresa atendem ao mercado de peixes frescos e congelados, tanto de água doce como salgada, além de moluscos e crustáceos em geral.
Ao longo das últimas cinco décadas, a Noronha Pescados conquistou e fidelizou uma carteira de clientes com mais de três mil nomes e que abrange grandes, médias e pequenas redes de supermercados, hotéis, hospitais, indústrias, cozinhas industriais, restaurantes e bares.
A qualidade dos produtos e a pontualidade das entregas são apontadas pela empresa como diferenciais que fizeram da Noronha Pescados uma referência no segmento, oferecendo, segundo a companhia, o maior portfólio de produtos sustentáveis da América Latina.