Em junho, vai começar a ser pago do quinto lote do abono salarial PIS/PASEP para os nascidos em setembro e outubro.
Contudo, os beneficiários vão poder sacar o benefício até o dia 28 de dezembro de 2023.
Confira maiores informações do abono:
Quem pode receber o abono salarial do PIS?
Para ser elegível ao abono do PIS, o trabalhador deve cumprir os seguintes requisitos:
- Estar registrado no PIS há pelo menos cinco anos.
- Ter recebido uma média mensal de salário de até dois salários mínimos durante o ano-base.
- Ter trabalhado como Pessoa Jurídica (PJ) por pelo menos 30 dias consecutivos ou não no ano-base.
- Ter suas informações registradas pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Como saber o número do PIS?
Online
- Faça o download do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
- Faça login usando sua conta gov.br.
- Clique em "Benefícios".
- Selecione "Abono salarial".
Telefone
Entre em contato com a central de atendimento da Caixa Econômica Federal no número 0800 726 0207. Por meio desses canal, é possível verificar se o beneficiário está apto a receber o pagamento e também obter a data prevista para o depósito.
Na data indicada, o valor pode ser depositado em uma conta corrente ou poupança da Caixa Econômica Federal, na conta social digital do Caixa Tem ou retirado em um caixa eletrônico utilizando o Cartão Cidadão.
Através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital
No aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é possível encontrar o número do PIS dentro de um dos contratos registrados. Baixe o aplicativo em sua loja de aplicativos (disponível para iOS e Android).
Faça login no aplicativo utilizando sua conta Gov.br e CPF. Se você não tiver uma conta, crie um novo cadastro. Após entrar no aplicativo, clique na opção "Contratos" para visualizar os registros da sua carteira de trabalho.
Ao lado do nome da sua empresa atual, clique no botão de informações adicionais, representado por "+". Ali estarão os dados do seu contrato atual de trabalho, incluindo o número do PIS/Pasep.
Através do aplicativo FGTS
Assim como no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, é possível encontrar o número do PIS dentro de um dos contratos registrados no aplicativo FGTS. Baixe o aplicativo em sua loja de aplicativos (disponível para iOS e Android).
Abra o aplicativo, informe seu CPF e clique em "Próximo". Caso não tenha um cadastro, siga as etapas para se cadastrar, fornecendo os dados solicitados e criando uma senha de acesso. Você receberá um e-mail de verificação e instruções para ativar a conta.
Após concluir a verificação, faça login novamente no aplicativo utilizando a senha criada. O aplicativo pode solicitar a confirmação de outros dados, como CEP ou número de celular. Aceite os termos do Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão. Essas etapas só serão necessárias no primeiro acesso.
A partir de agora, procure pelo ícone "Mais" e selecione a opção "Endereço e dados pessoais". Na tela seguinte, você terá acesso aos seus dados e ao número do PIS/Pasep.
COMO FAZER A CONSULTA PIS?
A consulta do pagamento do PIS pode ser feita por meio de:
- App Caixa Tem
- App Caixa Trabalhador
- Atendimento telefônico da Caixa: 0800-7260207
- Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
- Portal www.gov.br