O Grupo Raça, sediado em Vitória de Santo Antão há mais de 30 anos e atuante no segmento de distribuição de alimentos em Pernambuco, vai usar sua expertise em logística para se lançar no mercado de energia solar. O atacadista número 5 de Pernambuco abastece 90 municípios do estado, que representam 71 % dos pernambucanos.
A expertise em entrega descentralizada e o atendimento diversificado a clientes de portes e segmentos totalmente diferentes é um dos trunfos da nova empresa de energia solar do estado – a Rov Solar –, cujo investimento previsto para os próximos dois anos é em torno de R$120 milhões. O aporte será utilizado na operação da usina de energia solar instalada em 27 hectares de área instalada em Vitória de Santo Antão.
A Rov Solar chega ao mercado com usinas solares que totalizam uma capacidade de 10 MW de potência em sua primeira fase, datada para começar a operar pelos próximos 45 dias. No segundo semestre, tem início a segunda fase, com a inserção de mais 10 MW. Em 2024, a meta da Rov é ter o triplo da capacidade original, totalizando 30 MW de potência.
Para entregar a energia dos parques solares com qualidade à concessionária, a Rov se utiliza da tecnologia israelense dos inversores da SolarEdge, líder mundial em faturamento no segmento de energia solar. A SolarEdge vai monitorar remotamente por B.I (análise de dados), 24 horas por dia, as 18 mil placas instaladas na usina solar de Vitória, para garantir que todas as placas funcionem entregando o mais próximo de 100% da energia captada.
“Um dos nossos grandes diferenciais é que as placas são monitoradas individualmente ou em pares e funcionam de forma diferente das no sistema de strings convencionais que possuem fileiras com dezenas de placas fotovotaicas encadeadas, tendo o controle e produtividade dependente de todo o grupo de placas, o que diminui o aproveitamento da energia captada. Esse nosso sistema reduz as perda de performance, otimizando a geração de energia”, explica Reiville Serra, sócia diretora da nova operação."
As placas já instaladas em Vitória de Santo Antão são da marca chinesa Longi, que também é produtora das células e fornece matéria-prima para outros fabricantes de placas solares no mundo inteiro.
“Estamos usando a combinação dos dois melhores produtos em energia fotovoltaica do mundo. No que se refere à tecnologia, não temos nenhuma modéstia em dizer que estaremos entre as três usinas solares mais bem equipadas do Nordeste”, afirma Bruno Amaral, engenheiro e Diretor Técnico da ROV.
Os parques solares da Rov Solar beneficiarão associações, cooperativas, consórcios ou condomínios parceiros da Rov Solar, possibilitando a alocação da energia elétrica gerada para clientes finais vinculados aos parceiros da Rov Solar, que podem ser pessoas físicas e jurídicas com contas de energia a partir de R$1 mil.
A grande vantagem nesse modelo de negócio é que os clientes poderão repartir entre si os custos da geração de energia e receber parte da energia elétrica gerada para compensar seu consumo de energia, por meio do sistema de compensação de energia elétrica, criado pela Lei 14.300/2022, o que possibilitará uma redução nos seus custos com consumo de energia, que pode chegar a 25%, segundo a empresa.
“O fato é que o cliente sempre sairá ganhando, já que não assumirá custos com financiamento, nem investimentos ou prejuízos de manutenção”, explica Raí Rodrigues, sócio e Diretor Operacional.
“Nossa missão é democratizar o acesso à energia sustentável, conectando pessoas aos parques solares mais modernos do mercado”, afirma Reiville Serra.
Para ilustrar esse compromisso, Reiville explica que os clientes vinculados aos parceiros da Rov Solar só compartilharão os custos de geração dos parques solares quando estes iniciarem sua operação, possibilitando que os clientes recebam energia elétrica no mesmo momento. Segundo ela, para o cliente, sempre haverá bônus, nunca ônus, pois os custos de geração compartilhados são menores que os custos atuais de consumo de energia.
“A gente garante que os custos de geração de energia compartilhados serão sempre mais baratos do que o custo dos clientes com seu consumo de energia junto à concessionária. Nunca será mais caro, pois os custos de geração compartilhados são calculados para sempre trazer benefícios aos clientes”, complementa.
De acordo com os modelos ofertados pelos parceiros da ROV Solar, os clientes vão poder optar por compartilhar os custos de geração de energia e receber os benefícios do sistema de compensação por 1, 3 ou 5 anos, podendo ser desligado a partir de um aviso prévio ao parceiro da Rov Solar, conforme acordado previamente.