Rede 5G chega ao Agreste de Pernambuco; veja onde tem conexão

Tim ativou sinal em cidades do interior do Nordeste brasileiro para esse período do São João e também de forma permanente
Lucas Moraes
Publicado em 19/06/2023 às 12:46
Tim ativou 5G na cidade de Caruaru, Agreste de Pernambuco Foto: Divulgação


O Agreste de Pernambuco agora já conta com o sinal 5G. A Tim ativou seu sinal na cidade de Caruaru, contemplando ao todo nove bairros da capital do Agreste. Além de Caruaru, que tem a maior festa de São João do mundo, a operadora também está ativando o sinal nas cidades de Campina Grande (PB) e Maracanaú (CE), igualmente polos do São João nordestino. Ao todo, 55 bairros serão contemplados nas três cidades.

Em Caruaru, a conexão foi garantida a partir da instalação de oito antenas, entre compartilhadas com o 4G e equipamentos exclusivos. Todas as antenas foram instaldas com fibra óptica e backhaul (ponto de conexão) de alta qualidade, segundo a operadora, garantindo conexão com velocidades superiores a 1 Gbps.

"Começamos pela capital, Recife, onde cobrimos 100%, além de Olinda, Jaboatão dos Guararapes e outros municípios. Agora estamos chegando em Cauraru. Estamos acompanhando o processo de liberação da Anatel e estamso na implantação nas cidades com 500 mil habitantes. A gente tem feito mais do que a Anatel tem determinado, instalando inclusive mais do que o dobro do número de antenas", diz o diretor de Vendas da Tim Nordeste, Bruno Talento. 

Em Caruaru, a conexão 5G já está disponível Vassoural, Riachão, Indianápolis, Nossa Senhora das Dores, Maurício de Nassau, Morro do Bom Jesus, Universitário, Nova Caruaru e Santa Rosa. Nos bairros, a conexão está disponível de forma permanente. A Tim também ativou a conexão no Pátio do Forró Luiz Gonzaga, palco principal da festa de São João na cidade. 

"Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos dentro das lojas (Tim) já são com a tecnologia 5G. Esse é um ponto fundamental. Precisa ter o aparelho e com chip que seja pelo menos da tecnologia 4G. Se atende a esses três aspectos, vai conseguir usufruir, da conexão 5G, que tá disponível desde o cliente pré-pago", detalha. 

No Agreste e Sertão pernambucano, a Anatel também já liberou a ativação do sinal pelas operadoras nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande (mas o processo ainda não iniciado). 

Para além dos clientes pessoa física, a ativação tende ajudar negócios que demandam mais tecnologia. "Pernambuco e Nordeste têm estado na vanguarda do 5G. O primeiro grande teste na indústria automotiva aconteceu em Goiana, na fábrica da Jeep, tendo na linha de produção todo o monitoramento conectado a uma rede 5G. Temos vários experimentos na indústria, do ponto de vista de monitoramento e automação, que vão se tornando realidade à medida que vão entrando em produção", assegura Bruno Talento. 

A ampliação do 5G tem favorecido a participação da Tim dentro do mercado de telefonia e dados móveis. A empresa já registrou um aumento de 190 mil clientes em sua base no acumulado deste ano, voltando a assumir a liderança nos mercados de Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará. Em Pernambuco, a expansão da cobertura é ainda mais importante, para a conquista da mesma posição. 

"Nós já registramos no Recife mais de 12% do tráfego de dados no 5G. São clientes que estavam dispoutando o 4G e agora já acessam uma rede com menos latência e qualidade de conexão", diz o diretor.

TAGS
TIM Conexão 5G
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory