No mês de julho, ocorrerá o último pagamento do calendário do PIS 2023 pela Caixa Econômica Federal, correspondente ao ano-base 2021. O cronograma teve início em fevereiro e progrediu de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários.
Os trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos têm direito a receber um abono de até o valor de um salário mínimo.
Além disso, é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com uma média mensal de remuneração de até dois salários mínimos, para ser elegível ao PIS Pasep.
Para os servidores públicos, militares e empregados de estatais inscritos no Pasep, a liberação ocorre por meio do Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS. Em ambos os casos, tanto no PIS quanto no Pasep, o dinheiro estará disponível até o dia 28 de dezembro. Após esse prazo, os recursos retornam para o governo.
O valor do PIS Pasep recebido por cada trabalhador varia de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base do abono salarial. Aqueles que trabalharam durante todo o ano de 2021 receberão o valor integral de R$ 1.320, enquanto aqueles que trabalharam por menos tempo receberão um valor proporcional.
Estima-se que cerca de 22 milhões de trabalhadores recebam o PIS Pasep em 2023, totalizando mais de R$ 20 bilhões. Os recursos são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Formas de sacar o PIS Pasep
A Caixa Econômica Federal anunciou que o abono salarial será depositado automaticamente para aqueles que possuem conta no banco. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada por meio do aplicativo Caixa Tem.
Calendário do PIS Pasep 2023
Na última rodada de pagamentos, o PIS Pasep será pago aos trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro ou dezembro, e aos servidores públicos com número de inscrição terminado em 8 ou 9.
Pasep
- Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março
- Nº de inscrição de final 2: a partir de 17 de abril
- Nº de inscrição de final 3: a partir de 17 de abril
- Nº de inscrição de final 4: a partir de 15 de maio
- Nº de inscrição de final 5: a partir de 15 de maio
- Nº de inscrição de final 6: a partir de 15 de junho
- Nº de inscrição de final 7: a partir de 15 de junho
- Nº de inscrição de final 8: a partir de 17 de julho
- Nº de inscrição de final 9: a partir de 17 de julho
Consulte a seguir todas as datas de pagamento do abono salarial: