Benefício

Seguro-desemprego 2024: Saiba quantos meses é necessário ter trabalhado para receber o benefício

Este benefício é uma assistência social fornecida pelo governo federal, destinada a apoiar financeiramente o trabalhador que se encontra em transição entre empregos, após ter sido dispensado sem motivo justificado.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 23/01/2024 às 14:41
O seguro-desemprego é um direito dos trabalhadores brasileiros. - Marcello Casal JrAgência Brasil

O seguro-desemprego se apresenta como um alívio financeiro para os trabalhadores que são desligados de seus empregos sem uma causa específica.

Mas, não é todo desligamento que automaticamente qualifica o trabalhador para este benefício; há requisitos de tempo de serviço que precisam ser atendidos.

O que é o seguro-desemprego?

Este benefício é uma assistência social fornecida pelo governo federal, destinada a apoiar financeiramente o trabalhador que se encontra em transição entre empregos, após ter sido dispensado sem motivo justificado.

Requisitos de Tempo de Trabalho

Para pleitear o seguro-desemprego pela primeira vez, é necessário ter trabalhado por no mínimo 12 meses consecutivos.

Para as solicitações subsequentes, o período requerido é de pelo menos 6 meses de trabalho.

Parcelas do Seguro-Desemprego

A quantidade de parcelas do benefício que o trabalhador tem direito depende diretamente do tempo trabalhado: 3 parcelas para 6 meses de serviço, 4 parcelas para 12 meses, e 5 parcelas para 24 meses.

Solicitações Recorrentes

Caso você já tenha solicitado o seguro-desemprego anteriormente, é possível requerê-lo novamente, sujeito aos critérios de tempo de serviço e número de parcelas a que tem direito.

Solicitação Via Aplicativo

A tecnologia agora permite que o seguro-desemprego seja solicitado com comodidade através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

O processo é simples e pode ser feito em poucos passos, proporcionando ao trabalhador uma resposta em até 30 dias. Além disso, o primeiro pagamento é efetuado dentro deste intervalo, com a data de pagamento disponível para consulta no próprio aplicativo.

Fonte: Exame.

Confira também:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS