Quer boa dose de leveza e muita inspiração para os dias de isolamento? Filmes baseados em histórias de superação, reais ou não, são boas estratégias para buscar motivação em tempos de pandemia do coronavírus. Confira oito filmes esportivos que relevam trajetórias inspiradoras. Os personagens do cinema, e da vida real, se apegaram a um momento de dificuldade para buscar fortalecimento e superar os obstáculos.
1. Forrest Gump (1994)
O clássico do cinema venceu o Oscar de melhor filme, melhor ator (Tom Hanks) e melhor diretor (Robert Zemeckis) e popularizou a expressão "Run, Forrest, Run", que simboliza a determinação em alcançar seus objetivos e nunca desistir. Filme inspirador que mistura corrida como metáfora da vida.
2. Raça (2016)
Raça conta a história de Jesse Owens, atleta norte-americano que conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, ele confrontou a ideia da supremacia da raça ariana, imposta pelo líder do nazismo.
3. 100 metros (2016)
O filme é baseado na história do espanhol Ramón Arroyo, que foi diagnosticado com esclerose múltipla aos 35 anos. Quando começou o tratamento, Ramón era sedentário e ouviu de um colega com a mesma doença que em alguns meses não conseguiria andar 100 metros. Impactado com as palavras, ele resolveu começara treinar para fazer um ironman.
4. O homem que mudou o jogo (2011)
Brad Pitt é Billy Beane, diretor executivo da equipe de beisebol Oakland Athletics. Beane é desafiado a transformar o time na temporada por meio de sua gestão. Ele corre atrás de novas negociações, reformulação de equipe para conseguir o sucesso.
5. A guerra dos sexos (2017)
A luta por igualdade de gênero ganha força em 1973, quando o ex-campeão de tênis Bobby Riggs (Steve Carell) e a líder do ranking internacional Billie Jean (Emma Stone) travam um duelo que vai além da disputa na quadra.
6. Invictus (2009)
O filme revela a história de uma time de rúgbi que ajudou na unificação da população da África do Sul. Quem aparece como personagem crucial da história é Nelson Mandela, interpretado por Morgan Freeman, que após 27 anos de sua libertação, vai fazer intervenções no esporte para unir as pessoas de seu país.
7. Senna (2010)
O documentário traz a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula 1, especialmente entre os anos de 1984 e 1994. A produção revela a personalidade do ex-piloto brasileiro, considerado por muitos o melhor do mundo, além de sua rivalidade com Alain Prost e os confrontos com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
8. Creed: nascido para lutar (2015)
O filme é a continuação de Rocky Balboa, outro clássico que também deve ser assistido. Agora a história traz a perspectiva de Adonis Johnson, que é filho de Apollo Creed, rival de Rocky (Sylvester Stallone). Além das jornadas do boxe, o filme vai desenvolver a nova luta de Rocky contra o câncer.