Há mais de um mês sem partidas oficiais de futebol em solo brasileiro, os jogos podem ser liberados ainda durante o distanciamento social na pandemia do novo coronavírus. A possibilidade é estudada pelo governo federal, que pretende atender à demanda da CBF contanto que os estádios estejam de portões fechados. O tema está em análise no Ministério da Saúde.
Uma decisão, porém, vai levar mais tempo. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o ministro Nelson Teich afirmou que a possibilidade de ter eventos esportivos podem levar para as pessoas em casa uma "rotina melhor"."Nem tudo o que a gente avalia é para ser definido. Não é coisa definida ainda. Mas são algumas iniciativas que de alguma forma poderiam trazer uma rotina um pouco melhor para o dia a dia das pessoas", disse.
As competições de futebol foram suspensas em quase todo mundo por causa da pandemia da covid-19. No Brasil, o último estadual a ser paralisado foi o de Roraima. O último jogo de times pernambucanos foi no dia 15 de março, há 43 dias. O estadual parou na 8ª rodada, enquanto a Copa do Nordeste na 7ª rodada da primeira fase.
O pedido de retorno da CBF também passa pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa. Ele afirmou que as partidas de portões fechados podem voltar "em breve". Ressaltando, porém, os portões fechados e a adoção de protocolos de segurança de atletas e funcionários envolvidos.
No Brasil, 66,5 mil pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus e mais 4,5 mil foram a óbito. O estado de Pernambuco contabiliza oficialmente um total de 5.358 infectados e 450 mortes.