A pandemia do novo coronavírus não dá sinais de freio, mas o futebol brasileiro deve voltar assim mesmo. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em reunião com os clubes e federações nesta terça-feira (28), ouviu o pedido para o retorno dos treinos. A data, porém, ainda não foi definida, podendo acontecer no mês de maio. A CBF vai emitir uma nota oficial.
Os treinos devem começar assim que as férias coletivas dos jogadores acabarem. Mas, tudo vai obedecer a situação dos locais em que os times estão baseados, considerando as orientações dos órgãos de saúde. Em Pernambuco, por exemplo, foram contabilizados até esta terça 5.724 infectados pelo vírus e 508 óbitos. Em todo o país, são 71.886 casos confirmados, 5.017 óbitos e 34.325 em acompanhamento.
Em entrevista ao Blog do Torcedor, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) Evandro Carvalho destacou que essa volta em maio já era prevista. "Sobre o campeonato, a CBF tinha oficializado que ia retornar primeiro os estaduais para depois começar o Campeonato Brasileiro. Mas ninguém marcou data", disse.
Quando foi paralisado, na primeira quinzena do mês de março, o Pernambucano ia para a 9ª e última rodada da primeira fase. A tabela de classificação contava com o Santa Cruz na liderança, seguido pelo Salgueiro, ambos com vagas direto nas semifinais. Retrô, Náutico, Sport e Afogados completavam a zona de classificação para o mata-mata. A Copa do Nordeste também foi interrompida na primeira fase, faltando uma rodada para o fim da fase de grupos.