Clubes reabrem para prática de esportes individuais em Pernambuco

Prática de esportes individuais como natação, vela, entre outros, já está permitido nos clubes sociais de Pernambuco. Retomada terá com restrições
Gabriela Máxima
Publicado em 13/07/2020 às 12:36
FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM DATA: 13.07.2020 ASSUNTO: - Reabertura dos Clubes. Cabanga Iate clube. Foto: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM


Após quatro meses fechados devido à pandemia de coronavírus, os clubes sociais estão liberados para prática esportivas individuais a partir desta segunda-feira (13) em Pernambuco. Com o novo decreto do Governo do Estado para a reabertura das atividades econômicas, atletas de modalidades como natação e vela podem voltar a treinar, assim como praticantes dessas atividades podem voltar a ter aulas individuais, com exceção das lutas. Vale destacar que a retomada acontece com restrições e deve respeitar protocolo de medidas sanitárias de combate à covid-19.

>> Pernambuco autoriza a reabertura de clubes para práticas esportivas individuais

>> Protocolo das academias é divulgado em Pernambuco; vejas as novas regras

>> Veja o que pode e o que não pode na volta do futebol em Pernambuco

>> Pernambuco confirma 431 novos casos de coronavírus e 57 mortes nas últimas 24 horas

O Cabanga Iate Clube, na Zona Sul da capital pernambucana, recebeu os primeiros sócios nesta manhã. Entre as medidas é obrigatório o uso de máscara, distanciamento social, limpeza reforçada dos ambientes. Todos que tiverem acesso ao clube precisam medir a temperatura antes de entrar, com referência de 37,5º. "Vai ter uma limitação de acesso ao clube. A pessoa que for entrar (no clube) vai ter que passar por uma testagem de temperatura, além de ter a disponibilidade de álcool em gel em todas as instalações do clube", afirma o comodoro do Cabanga, Paulo Perez, em entrevista à TV Jornal.

Após mais de 100 dias sem poder velejar, atletas da equipe de vela do Cabanga Iate Clube voltaram a treinar no mar nesta segunda-feira. Tiago, que treina no local desde os oito anos de idade, conta que estava sentindo falta da rotina habitual de treinos. "É uma alegria muito grande poder voltar. Estou há 10 anos nesse esporte. Então para mim é a minha vida. Não tem outra coisa que eu pense fora isso para o meu lazer", relata à emissora do SJCC.

De acordo com o coordenador de vela do clube, Edival Júnior, a equipe teve que mudar a rotina para essa retomada. "A gente teve que dividir as classes em grupos de acordo com o nível técnico de cada atleta. Nossas aulas teóricas após os treinos que existiam antes em salas fechadas, com quadros, não vai mais existir", exemplifica.

Apesar da liberação, o Clube Alemão, na Zona Norte do Recife, optou por não iniciar a reabertura nesta segunda-feira (13). O presidente do local, Alexandre Asfora, afirma que a direção do Clube Alemão optou por adotar a cautela para liberar inicialmente a prática de tênis e natação. "Vamos supor que a quadra de tênis esteja ocupada no momento em que um sócio chegar para praticar o esporte, ele vai fazer o que? Vai ficar circulando pelo clube. Por ser um clube social, ninguém garante que ele vai vir sozinho praticar o esporte. Vai ser uma situação constrangedora tanto para o sócio, quanto para os funcionários do clube, gerando um desgaste desnecessário", disse Alexandre Asfora em entrevista à TV Jornal.

 

TAGS
esportes coronavírus pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory