O início da tarde desta sexta-feira (18) foi de convocação do técnico Tite para os dois jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias visando a Copa do Mundo de 2022, no Catar. As partidas estão marcadas para os dias 9 e 13 de outubro, diante de Peru e Bolívia, respectivamente. A grande novidade da lista foi do volante Gabriel Menino, do Palmeiras, que foi convocado para atuar como lateral-direito - ele também faz essa função no clube alviverde.
Outro que estreará é Bruno Guimarães, do Lyon, que já havia sido chamado para a equipe principal na Data Fifa de março. Os dois têm passagens pelas categorias de base da seleção. O Brasil vai estrear nas Eliminatórias contra a Bolívia, na Neo Química Arena, em São Paulo, no dia 9. Esse confronto, inicialmente em março, estava marcado para a Arena Pernambuco, no Recife. Pela segunda rodada, logo na sequência, no dia 13, o time comandado por Tite terá pela frente o Peru, em Lima.
Da lista de convocados feita em março, quando Tite chamou 24 jogadores, são sete mudanças para a divulgada nesta sexta-feira. No gol, Alisson, recuperado de lesão, e Santos, do Athletico-PR, entram nos lugares de Ederson, do Manchester City, e Ivan, da Ponte Preta. Na zaga, convocou Rodrigo Caio, do Flamengo, e tirou Eder Militão, do Real Madrid.
As duas laterais tiveram alterações. Na direita, Gabriel Menino está na vaga que era de Daniel Alves, do São Paulo, e Alex Telles, do Porto, na de Alex Sandro, da Juventus. No meio de campo, Douglas Luiz, do Aston Villa, voltou a ser lembrado e ocupa o lugar de Arthur, agora na Juventus. No ataque entrou Rodrygo, do Real Madrid e saíram Gabriel Barbosa e Bruno Henrique, ambos do Flamengo.
Assim como fez em março, Tite convocou Gabriel Jesus. O atacante do Manchester City vai cumprir o seu último jogo de suspensão na estreia nas Eliminatórias - "gancho" sofrido em razão da final da Copa América - mas poderá jogar contra o Peru.
No retrospecto geral contra os bolivianos são 21 vitórias brasileiras, quatro empates e apenas cinco derrotas, com 99 gols marcados e 25 sofridos. Já contra os peruanos são 32 triunfos, nove empates e as mesmas cinco derrotas, com um total de 91 gols marcados e 31 sofridos.
Alisson (Liverpool)
Weverton (Palmeiras)
Santos (Athletico-PR)
Gabriel Menino (Palmeiras)
Danilo (Juventus)
Alex Telles (Porto)
Renan Lodi (Atlético de Madrid)
Thiago Silva (Chelsea)
Rodrigo Caio (Flamengo)
Felipe (Atlético de Madrid)
Marquinhos (PSG)
Casemiro (Real Madrid)
Fabinho (Liverpool)
Bruno Guimarães (Lyon)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Philippe Coutinho (Everton)
Éverton Ribeiro (Flamengo)
Neymar (PSG)
Gabriel Jesus (Manchester City)
Rodrygo (Real Madrid)
Everton (Benfica)
Roberto Firmino (Liverpool)
Richarlison (Everton)