A CBF recebeu sinalização positiva do Governo Federal para colocar em prática o protocolo da volta da torcida aos estádios. De acordo com o jornal O Globo e a Rádio Bandeirantes, o Ministério da Saúde aprovou a proposta que prevê 30% de público nos estádios. No entanto, cada estado vai precisar fazer o seu protocolo e adotar medidas necessárias para receber o público. Além disso, claro, é necessário o aval das secretárias de saúde estaduais e também o aval dos clubes – onde ainda não há um discurso uniforme, ao menos no momento.
De acordo com a assessoria do Governo de Pernambuco, a volta de torcida - mesmo que de forma parcial - aos estádios ainda não tem data para acontecer. Além disso, confirmou que a decisão final sobre se vai haver público ou não pertence aos estados, como diz a medida do Ministério da Saúde. Vale lembrar que a volta de torcida parcial aos estádios está na etapa 10 do plano de convivência da covid-19 em Pernambuco - o estado está na etapa 8.
Como depende de cada estado decidir se vai haver ou não a presença de público, ainda não se sabe quando os estádios vão voltar a receber torcida, mesmo com a liberação do Governo Federal. Isso porque a maioria dos clubes quer que todo mundo volte em condições iguais, não com apenas alguns times tendo a liberação das secretárias de saúde e recebendo os torcedores.
Nessa segunda-feira, a reportagem da Rádio Jornal e Jornal do Commercio entrou em contato com os representantes de Náutico, Santa Cruz e Sport para escutá-los sobre o tema. E os três se mostraram favoráveis ao retorno parcial dos torcedores aos estádios.