Com direito a golaço de Messi e homenagem a Diego Maradona, o Barcelona (7º) venceu o Osasuna (15º) por 4x0 neste domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Espanhol, na qual a Real Sociedad se consolidou na liderança. No Santiago Bernabéu, a partida começou com uma homenagem das duas equipes ao ídolo argentino, que faleceu na quarta-feira, aos 60 anos.
Uma camisa do time catalão com o número 10 foi colocada no meio de campo enquanto os presentes no estádio Camp Nou observavam um minuto de silêncio pelo ex-jogador da equipe catalã, na qual atuou entre 1982 e 1984.
Os donos da casa abriram o placar com gol do dinamarquês Martin Braithwaite, aproveitando um rebote. Em seguida, o francês Antoine Griezmann ampliou numa bela finalização de voleio .
Já no segundo tempo, o brasileiro Philippe Coutinho deixou o dele após passe de Griezmann. Outro francês, Ousmane Dembélé, que entrou na etapa complementar, teve um gol anulado em consulta ao VAR por impedimento.
Messi selou a vitória aos 73 minutos, com um golaço. O atacante fez bela jogada individual na entrada da área, acertando em seguida um chute com o pé esquerdo que colocou a bola no ângulo do gol adversário.
Na comemoração, ele exibiu por baixo da camisa do Barcelona a camisa da equipe argentina Newell's Old Boys - clube pelo qual foi revelado e onde Maradona jogou no começo da década de 1990. Em seguida, mandou dois beijos para o céu.
O único ponto negativo para o Barcelona neste domingo foi a lesão no tornozelo direito do zagueiro francês Clement Lenglet, que deixou a partida a 25 minutos do fim.
Jogando em casa, a líder Real Sociedad empatou com o Villareal (3º), que abriu o placar em pênalti cobrado por Gerard Moreno, logo no início da partida.
E foi também numa penalidade que a líder do campeonato empatou, através de Mikel Oyarzabal, que levou a equipe aos 24 pontos, dois a mais que o segundo colocado Atlético de Madrid e quatro a mais que o Villarreal.