Terceiro e quarto, empatados com 29 pontos, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund se enfrentam nesta terça-feira no duelo de destaque da 17ª partida da Bundesliga, em duelo crucial na caça ao líder Bayern de Munique. O atual campeão europeu tem 36 pontos, quatro à frente do Leipzig (2º), e já é campeão simbólico de inverno, antes da disputa da 17ª rodada, a última do primeiro turno.
Os bávaros vão viajar para enfrentar o Augsburg (11º) na quarta-feira para disputar o clássico da região. Seu primeiro perseguidor, o Leipzig, tem um teste difícil em seu estádio contra o Union Berlin, quinto com 28 pontos. O clube da capital é a equipe surpresa da temporada, e um pesadelo para os grandes: empate com o Bayern (1-1) e vitórias sobre o Borussia Dortmund (2-1) e o Bayer Leverkusen (1-0).
- Classificado para Série B, Vila Nova levou bola na trave aos 47 do segundo tempo
- Brasil arranca empate emocionante com a Tunísia no Mundial de Handebol
- Nos pênaltis, Boca Juniors derrota o Banfield e vence a Copa Diego Maradona
- Fifa altera cronograma do Mundial de Clubes de 2020
- Marta posta mensagem "enigmática" após Jair Bolsonaro criticar futebol feminino
Em um momento crucial da temporada, nenhum dos quatro primeiros vive um grande momento. O Bayer Leverkusen, líder isolado em meados de dezembro, ganhou apenas um ponto em seus últimos quatro jogos.
O Borussia Dortmund, que consegue alternar partidas brilhantes com atuações decepcionantes, segue a mesma linha apesar da troca de treinador (de Edin Terzic por Lucien Favre em dezembro). Quem parece estar começando a mostrar cansaço é o Leipzig, que em fevereiro enfrenta o Liverpool nas oitavas de final da Liga dos Campeões.
E, por fim, o Bayern de Munique, que lidera graças aos maus resultados de seus adversários, já que perdeu nove pontos nos últimos nove jogos (três empates e uma derrota), um rendimento bem abaixo do habitual. O goleiro Manuel Neuer sofreu pelo menos um gol em cada um dos últimos dez jogos e a defesa é apenas a décima melhor do campeonato, com 25 gols sofridos.