Depois de seus tropeços no fim de semana, Milan e Inter se enfrentam no San Siro nesta terça-feira, pelas quartas de final da Copa da Itália, competição em que o atual campeão Napoli enfrenta a Spezia.
Os 'rossoneri' chegam ao clássico do torneio com uma ligeira vantagem: vencedores da primeira partida entre os dois em outubro (2-1), os jogadores comandados por Stefano Pioli lideram a Serie A com dois pontos de vantagem sobre a equipe dirigida por Antonio Conte.
- Jogadores do Palmas viajavam de avião particular porque estavam com covid-19
- No 10º Super Bowl de Brady, Buccaneers jogam com atual campeão Chiefs
- Semana de muito futebol na tela da TV Jornal, com Santa Cruz e final da Libertadores
- Em consenso, Felipão deixa o comando do Cruzeiro antes do fim da Série B
- Chelsea anuncia demissão do técnico Frank Lampard após um ano e meio no cargo
Para os dois grandes rivais da Lombardia a última rodada do primeiro turno do campeonato italiano foi para esquecer, com uma derrota (3-0) no San Siro para o Milan, a segunda em três semanas na serie A, e um empate decepcionante de 0 a 0 com a Udinese fora de casa para a Inter.
Foram dois jogos em que passaram em branco tanto o astro sueco Zlatan Ibrahimovic quanto o atacante 'nerazzurro' Romelu Lukaku, com 12 gols cada na Serie A.
O segundo clássico da temporada - o terceiro a ser disputado no campeonato italiano em um mês - dá à Inter a chance de mostrar força, embora o 'scudetto' continue sendo claramente a prioridade após a eliminação nas competições europeias.
"O campeonato é fundamental, inclusive do ponto de vista econômico, está à frente da Copa da Itália, mas queremos respeitá-la", disse Conte no sábado.
Mas o Milan não quer parar depois de uma primeira parte de temporada em que recuperou a ambição e o entusiasmo depois de muito tempo. Sua atividade no mercado de transferências é uma mostra disso. se reforçou com o croata Mario Mandzukic no ataque, o francês Soualiho Meité no meio e o britânico Fikayo Tomori na defesa.
"O mais bonito é a gente conseguir se recuperar imediatamente", disse Ibrahimovic no sábado, após a terceira derrota da temporada, contando todas as competições.
Além disso, a Juventus entra em campo como favorita na quarta-feira contra a SPAL, único representante da Serie B ainda vivo nas quartas de final.
O Napoli também é o favorito em casa contra a Spezia, mas todo cuidado é pouco diante de um time que foi promovido à Série A e que já eliminou o Bologna (na quarta fase) e a Roma (nas oitavas).
O time do sul da Itália sofreu um baque, depois de perder a Supercopa da Itália para a Juventus (2-0), em jogo em que desperdiçou um pênalti, e no domingo no campeonato italiano contra o Verona (3-1) quando chegou a ficar na frente no placar. Um novo passo em falso seria quase fatal para seu técnico Gennaro Gattuso.
Outro jogo das quartas de final será na quarta-feira entre Atalanta e Lazio, duas equipes que vão se reencontrar em Bérgamo quatro dias depois, pela Serie A.