A seleção brasileira masculina de futebol, atual campeã olímpica, embora ainda não tenha garantido a vaga na segunda fase dos Jogos de Tóquio, parece a mais tranquila entre as mais tradicionais para avançar às quartas de final, pois só precisa do empate contra um adversário mais fraco e já eliminado, a Arábia Saudita, em Saitama, em uma partida que será disputada na quarta-feira às 5h00 (horário de Brasília).
O time comandado pelo técnico André Jardine soma quatro pontos (com um saldo de gols de +2), graças a uma retumbante vitória por 4 a 2 sobre a Alemanha na estreia e um empate sem gols contra Costa do Marfim, que na estreia derrotou os sauditas por 2 a 1 e também soma quatro pontos (saldo de +1).
Com o empate, os brasileiros se garantem, embora possam perder o primeiro lugar caso os africanos derrotem a Alemanha em Miyagi.
E nesse caso há o risco de enfrentar já nas quartas de final o vencedor do Grupo C, em que estão Espanha e Argentina.
"No último jogo pretendemos conquistar uma vitória que nos garanta o primeiro lugar", disse o atacante Gabriel Martinelli.
Enquanto isso em Miyagi, a Alemanha, prata na Rio-2016, parte para o tudo ou nada contra a Costa do Marfim, já que só a vitória interessa para a 'Mannschaft'.
Assim como ela outras grandes seleções do futebol olímpico também correm risco: Espanha, Argentina, México e França.
Todas podem voltar para casa na quarta-feira, após a disputa da terceira e última rodada da fase de grupos, se não vencerem.
Programação da 3ª rodada da fase de grupos
Grupo A:
França-Japão (8h30)
África do Sul-México (8h30)
Grupo B
Romênia-Nova Zelândia (5h30)
Coreia do Sul-Honduras (5h30)
Grupo C
Austrália-Egito (8h00)
Espanha-Argentina (8h00)
Grupo D
Alemanha-Costa do Marfim (5h00)
Brasil-Arábia Saudita (5h00)