AGÊNCIA BRASIL
A seleção brasileira assegurou presença na final masculina do goalballl masculino na Paralímpiada de Tóquio (Japão) e vai em busca da medalha inédita. Atual bicampeão mundial (2014 e 2018), o Brasil derrotou na semifinal a Lituânia, atual campeã paralímpica, por 9x5, na manhã desta quinta-feira (2). A seleção enfrentará a China na final valendo a medalha de ouro.
O confronto será nesta sexta-feira (3), às 7h30 (horário de Brasília), no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade Chiba. Os chineses conquistaram vaga após bater os Estados Unidos por 8x1.
No currículo da seleção ainda falta o ouro paralímpico. Entretanto, o Brasil já subiu ao pódio em duas oportunidades na história do Jogos: foi prata em Londres 2012 e o bronze na Rio 2016.
Brasil e Lituânia já haviam se enfrentado na Tóquio 2020. Na primeira fase, a seleção goleou os lituanos lituanos por 11x2 na estreia da competição.
- Por um centésimo a mais, Vinícius Rodrigues é prata nos 100m nos Jogos Paralímpicos
- Elizabeth Gomes é ouro e bate recorde mundial no lançamento de disco nos Jogos Paralímpicos
- Pernambucana Carol Santiago ganha mais duas medalhas nos Jogos Paralímpicos
- Poupando titulares, Brasil goleia França no futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos
- Pernambucana Maria Carolina Santiago ganha mais um ouro e encerra Jogos Paralímpicos com cinco medalhas
O JOGO
Logo no início do jogo, a Lituânia abriu o placar, entretanto o Brasil reagiu e virou para 2x1. Os lituanos chegaram a deixar tudo igual (2x2) ainda no primeiro tempo, mas os brasileiros foram para o intervalo com a vantagem de 3x2.
Na segunda etapa, a seleção voltou com a mira afiada e conseguiu uma diferença de cinco gols (7x2). Com vantagem considerável, o Brasil controlou o jogo e venceu por 9x5.
Os brasileiros marcaram com Parazinho (seis gols), Leomon Moreno (dois gols) e Romário Marques fez um. Já Pavliukianec, fez dois, e Zibolis, Pazarauskas e Jonikaitis fizeram os gols lituanos.
Campanha em Tóquio 2020
Na fase de grupos, a seleção brasileira obteve três vitórias e uma derrota. Além do êxito contra a Lituânia, os brasileiros venceram a Argélia por 10x4 e o anfitrião Japão por 8x3. Já o revés foi no duelo com os Estados Unidos, atuais vice-campeões paralímpicos, partida em que os norte-americanos venceram por 8x6.
Nas quartas de final, os atuais bicampeões mundiais derrotaram a Turquia por 9x4 demonstrando superioridade e seguiram vivos na luta por medalha.