Com a iminência de perder seu principal jogador no ano, o Sport já estuda datas e analisa quando Luciano Juba poderá fazer o último jogo com o Leão. O jogador de 23 anos está em fim de contrato e pode estar com o acordo encaminhado para deixar o Leão ainda em 2023. A especulação principal é que ele vá pro Bahia, sem custos.
Juba já teria assinado um pré-contrato com o Esquadrão. Essa informação pegou a cúpula leonina de surpresa. Os rubro-negros tentam a renovação com o jogador há cerca de seis meses, e estavam otimistas com a última proposta enviada. A informação do acerto entre atleta e clube foram divulgados pelo site GE, no último sábado (18), após o empate em 0x0 no Clássico das Multidões, contra o Santa Cruz.
Quando Juba vai embora do Sport?
O contrato de Luciano Juba com o Sport vai até o fim de agosto. Assim, e tomando a tabela básica da Série B, o jogador poderia atuar até a 27ª rodada da competição, quando o Leão encara o Criciúma, em casa. Dessa forma, a despedida seria na Ilha do Retiro. Na 26ª rodada, o Sport encara o Botafogo-SP, fora de casa.
Enquanto o Sport aguarda uma notificação a respeito do suposto pré-contrato, a diretoria já se movimenta internamente a respeito da situação. Segundo informações apuradas junto a fontes ligadas ao Leão, a primeira decisão é de que Juba não será liberado antes do fim do contrato e atuará pelo clube até o fim do contrato.
A ideia que se tem é de não passar pela mesmo cenário que envolveu a saída de Maílson, no meio da temporada passada. O goleiro era titular e um dos destaques da equipe, que brigava pelo acesso na Série B 2022.
Em fim de contrato, o arqueiro foi vendido às pressas, por uma cifra tida como menor que o seu valor, para que não deixasse a Ilha do Retiro sem custos. Após sua venda, no entanto, o Sport sofreu com a posição.
O reserva imediato da Maílson, Carlos Eduardo, foi mal quando acionado, assim como Saulo, outra opção do plantel. Por mais que o clube tenha ido ao mercado para acertar a contratação de Denis, o reforço sofreu uma lesão grave no treino com apenas um jogo disputado.
Substituir Luciano Juba não é uma tarefa fácil. Com um papel crucial no esquema do técnico Enderson Moreira, o meia vem se destacando em 2023. Ele atuou em todos os 18 jogos do time na temporada, além de não ter sido substituído em 12 deles.
São 9 gols e 8 assistências até aqui, números que o credenciam como vice-artilheiro do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste, além de ser o líder em assistências e jogador com mais participações diretas em gols nas duas competições.
Bahia já fez proposta antes
Anteriormente, o Tricolor Baiano havia tentado contratar o jogador de forma imediata, e enviou uma proposta de R$ 1,5 milhão, conforme apurou a reportagem do Jornal do Commercio. O valor, tido como 'baixíssimo', foi prontamente recusado.
-
SPORT: LUCIANO JUBA faz promessa inusitada em caso de título da COPA DO NORDESTE ou PERNAMBUCANO; veja fala do jogador -
LUCIANO JUBA: Confiante, SPORT faz nova proposta por renovação e jogador pode permanecer até o fim da SÉRIE B 2023; entenda negociação -
LUCIANO JUBA: Sport recebe proposta de novo clube da SÉRIE A e recusa oferta 'baixíssima'; veja valores
Assista ao GOLAÇO DE LUCIANO JUBA em NÁUTICO 0x2 SPORT pela COPA DO NORDESTE - 04/03/2023
BAHIA TEM 'CARTA NA MANGA'
Algo que dava vantagem ao Sport nas negociações por Luciano Juba é que, quando seu contrato se encerra, em 31 de agosto, a última janela de transferências do ano já estará fechada, o que impossibilitaria o meia de ser inscrito em qualquer competição e atuar por um novo clube.
Segundo o repórter Ulisses Gama, do BN Esportes, o Bahia possui uma 'carta na manga' para contar com Juba já em setembro. Conforme apurou, a diretoria do Tricolor de Aço entende que pode inscrevê-lo fora da janela por seu contrato com o Leão ter sido feito antes da implementação das janelas de transferência no Brasil.