Nos últimos três jogos, o Náutico sofreu seis gols e o sistema defensivo do time se tornou motivo de alerta para o técnico Gilmar Dal Pozzo. O período coincide com as ausências dos zagueiros Diego Silva e Ronaldo Alves, dupla de zaga considerada titular que se machucou durante o clássico contra o Santa Cruz, pelo Campeonato Pernambucano. Substituindo os titulares, a atual dupla de zaga alvirrubra, formada por Rafael Ribeiro e Fernando Lombardi, é a que mais foi vazada na temporada, com oito gols sofridos em cinco jogos.
“Feliz a gente não está. Trabalhamos todos os dias para corrigir os erros e procurar acertar o máximo possível. Inclusive já foi uma coisa conversada em reuniões e a gente do sistema defensivo se cobra bastante em relação a isso, claro que somos uma equipe, a gente tem que encaixar bem a marcação para evitar esses gols. No ano passado tomávamos poucos gols, isso aqui é até fora do normal, fora de contexto, mas a gente está trabalhando no dia a dia evitar esse número de gols”, comentou o goleiro Jefferson.
Na temporada, o técnico Gilmar Dal Pozzo já escalou seis duplas de zaga diferentes no Náutico. Ronaldo Alves (dez jogos) e Diego Silva (oito jogos) foram os zagueiros que mais jogaram no ano. Com os defensores atuando juntos em campo, o Timbu sofreu quatro gols em sete partidas, uma média de praticamente um gol a cada dois jogos, desempenho melhor ao da atual dupla de zaga titular, com 1,6 gol sofrido por jogo.
Rafael Ribeiro e Fernando Lombardi formam a segunda dupla que mais atuou junta no Náutico em 2020, atrás justamente de Ronaldo Alves e Diego Silva. Com um lesão no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo, Ronaldo passou por cirurgia e vai desfalcar o time por cerca de seis meses. Já Diego, com um problema crônico no púbis, voltou a sentir dores na região e só será liberado quando não sentir mais incômodo.
Com uma vitória nos últimos seis jogos e vários jogadores lesionados no período, o goleiro Jefferson admite que os desfalques e a falta de entrosamento pesam para o momento ruim do Náutico na temporada. "Claro que os desfalques de certa forma nos atrapalham, mas a gente não pode usar isso como desculpa. Os desfalques atrapalharam, mas todos que estão aqui são capacitados a fazer a função bem feito", destacou o goleiro.