Departamento físico do Náutico espera elenco pronto para os jogos em até 25 dias

Elenco do Náutico voltou aos treinamentos nesta segunda-feira (15) e tem como foco a preparação física
Fernando Castro
Publicado em 16/06/2020 às 16:01
Preparador físico do Náutico explicou o planejamento para recondicionar os jogadores Foto: Caio Falcão/Náutico


Na volta aos treinos três meses depois da paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus, o elenco do Náutico trabalha com foco na parte física, já na expectativa do retorno dos campeonatos. De acordo com o preparador Cristiano Amorim, o tempo ideal para recondicionar os atletas é de um mês, no entanto, devido a indefinição do calendário brasileiro, o departamento físico do clube estimou um prazo de até 25 dias para que os jogadores estejam prontos para os jogos.

"Conversamos bastante sobre isso com os preparadores Walter Grassmann e Aaron (Bac), e Bruno Simões (fisiologista). A gente queria ter um mês (de preparação), porque sabemos que quanto menos tempo tivermos para trabalhar, os jogadores ficarão mais suscetíveis a lesões. Então, acreditamos que entre 20 e 25 dias (de treinamento), os nossos atletas vão estar em uma forma boa para disputar os restantes das competições", explicou Cristiano Amorim.

Junto com a comissão técnica, o departamento físico do Náutico tem planejado um cronograma de atividades semanal para os jogadores. Dessa maneira, até o próximo domingo (21), as atividades realizadas no CT Wilson Campos têm como prioridade a preparação física, tendo em vista o longo período de inatividade do elenco. Ainda de acordo com Cristiano Amorim, os trabalhos técnicos serão implementados gradativamente, já que o clube está evitando a aglomeração.

"A gente fez essa programação com foco na preparação física até o domingo. Conversamos com o professor Gilmar (Dal Pozzo), a gente mostrou para ele que era mais difícil voltar já com um trabalho com bola, pelo tempo de inatividade. E neste início, ainda temos que seguir as recomendações de não ter aglomeração, então a gente está fazendo esse trabalho mais focado na parte física, a gente vai sentar para conversar ao longo da semana para resolver como vai ser as próximas semanas", destacou o preparador físico do Náutico.

ESTRATÉGIAS

Para voltar aos treinos com segurança, o Náutico desenvolveu um protocolo médico com o objetivo de evitar o contágio do coronavírus entre os profissionais do clube. No CT Wilson Campos, o elenco alvirrubro foi orientado e dividido em grupos de quatro a sete atletas em horários de trabalho diferentes. Dois grupos trabalham pela manhã e dois no turno da tarde, com um intervalo de 40 minutos entre eles.

"Passamos cerca de 70 dias sem ter um treino presencial, então é um pouco mais difícil, mas os jogadores estão voltando tranquilos. Vamos conversar com o nosso fisiologista para analisar os dados dos GPS, mas a gente já tem uma programação muito boa. Essa semana vamos focar mais na parte física com os complementos da parte técnica", disse Cristiano.

TAGS
Clube Náutico Capibaribe esportes futebol coronavírus
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory