Após Salgueiro oficializar desistência da Copa do Brasil e Copa do Nordeste, nesta quarta-feira, o Náutico aguarda a posição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para saber se ficará ou não com as vagas do Carcará. Procurado pelo Jornal do Commercio e Blog do Torcedor, o presidente alvirrubro Edno Melo afirmou que soube da notícia quando a imprensa veiculou e pregou cautela neste momento. À princípio, o Timbu só participa do Estadual e Série B em 2021.
"Temos que esperar o oficial porque essa informação ainda é oficiosa. A CBF não falou nada, a FPF também não. Vamos aguardar para não comemorar uma coisa que não vai acontecer", disse Edno Melo.
Segundo presidente, caso se confirme, o Náutico "estará totalmente preparado" para acrescentar as duas competições ao planejamento para a temporada. Recentemente, de olho neste ano, o Timbu renovou com o técnico Hélio dos Anjos e contratou com o executivo de futebol Ari Barros.
LEIA MAIS
> FPF diz que não decide se Náutico herda vagas do Salgueiro nas copas do Nordeste e do Brasil
> Desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil pega time do Salgueiro de surpresa
> Empresário afirma que existe “boa possibilidade” do zagueiro Genilson defender o Náutico
> Salgueiro desiste de participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil; Náutico deve herdar vagas
> Vice-presidente diz que só “falta o Athletico” para Náutico acertar renovação do goleiro Anderson
> Diógenes Braga admite que Náutico errou ao manter a maioria do elenco campeão da Série C
> Executivo de futebol Ari Barros confirma acerto com o Náutico
SALGUEIRO
A formalização do Salgueiro em não participar da Copa do Nordeste e Copa do Brasil também pegou o elenco e a comissão técnica do Carcará de surpresa. Procurado pelo JC e Blog, o auxiliar técnico Marcos Tamandaré revelou que o presidente sertanejo José Guilherme ainda não conversou com ninguém da equipe. Inclusive, o time do Sertão de Pernambuco continua treinando normalmente.
"Só quem pode falar sobre isso é o presidente (José Guilherme). Chegamos para treinar agora à tarde (quarta-feira) e ficamos sabendo da decisão. Não conversamos com ele, não consegui falar. Nem sei direito o que está acontecendo. Estava dando o treino e acabou agora", afirmou Tamandaré.
FEDERAÇÃO
O Salgueiro oficializou a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (3) sobre sua desistência da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, alegando uma crise financeira e falta de patrocínios. Este foi o ponto de partida para o surgimento de algumas dúvidas: Quem herda as vagas do Carcará nas duas competições? E as cotas, como ficam? Segundo o presidente da FPF, Evandro Carvalho, estas respostas não cabem à Federação, mas sim à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e à Liga do Nordeste.
"O clube é uma entidade privada, com prerrogativa de autonomia plena, concedida na Lei Pelé. Então, o clube pode exercer esse direito e não precisa justificar nada à federação. Basta comunicar, é um direito de natureza privativa. Aceitamos e encaminhamos para a CBF e para a Liga", disse em entrevista ao JC.
Frisando que a decisão do Salgueiro em não participar das competições não afeta em nada a FPF, Evandro Carvalho também destacou que não sabe o que acontecerá com as vagas. "Uma vaga é da Liga (do Nordeste), ela que resolve. A oura vaga é da CBF, ela que resolve. Não tenho a menor ideia e não me envolvo", enfatizou.