Em 2018, quando se destacou pelo Náutico, Luiz Henrique atuava prioritariamente como um segundo volante, mas também era utilizado em outras funções, como por exemplo um terceiro homem de meio-campo ou em algumas situações como um meio-campista por algum dos lados. Ao ser questionado sobre qual posicionamento prefere atuar neste retorno ao Timbu, o jogador deu breves detalhes sobre a sua conversa com o técnico Hélio dos Anjos.
"O professor Hélio dos Anjos conversou comigo e me perguntou onde eu me sentia mais a vontade. Eu disse que no meio-campo, atuando como segundo volante. Mas, por onde ele optar, eu vou fazer a função e dar o meu máximo", afirmou o jogador, que retorna ao Náutico mais experiente, embora tenha atuado em poucas partidas na Europa. No outro continente, Luiz Henrique jogou por Moreirense e Oliveirense, tendo disputado apenas 14 jogos por esses clubes.
Se for utilizado como segundo volante, Luiz Henrique vai concorrer à vaga disputando com Rhaldney, Djavan, Matheus Trindade, Bustamante e Marciel. Sobre as condições para fazer a sua reestreia pelo Náutico, o jogador afirmou que está bem fisicamente e se colocou à disposição do técnico Hélio dos Anjos. No entanto, até o momento, o atleta não foi regularizado, o que põe em cheque a sua presença no duelo do Timbu diante do Sete de Setembro, marcado para às 16h do próximo domingo (7).