Na última sexta-feira, o Blog do Torcedor e o Jornal do Commercio começaram uma série que relembra alguns jogos frustrantes do futebol pernambucano. Na sexta, o escolhido foi o Sport. No sábado, o Náutico. Portanto, neste domingo é a vez do Santa Cruz. Relembramos que escolhemos cinco jogos por cada clube. Também é importante destacar que as partidas que podem ser escolhidas são entre 2000 e 2020. Se você sentir de falta de algum jogo, por favor mande sua gestão em nossas redes sociais.
Após vencer o primeiro jogo nos Aflitos por 0x1, o Santa Cruz chegou para a partida no Arruda com a vantagem do empate. No entanto, isso durou poucos minutos. Logo no primeiro minuto de jogo, Marco Antônio cobrou falta e Batata cabeceou para o fundo das redes, abrindo o placar para o Náutico. E a torcida alvirrubra, que já estava em êxtase, ficaria ainda mais aos três minutos. Isso porque Jorge Henrique recebeu um cruzamento rasteiro e completou para o fundo das redes: 0x2 Náutico.
Se a situação já estava ruim para o Santa Cruz, ela ficou pior logo aos três minutos da etapa final. Marco Antõnio cruzou e o atacante Kuki cabeceou para fazer o terceiro gol da equipe alvirrubra e sacramentar. Resultado: 0x3 Náutico e festa alvirrubra no Arruda.
O Santa Cruz chegou para a final sendo o favorito, já que tinha um time melhor no papel e era o único clube de Pernambuco na Série A daquele ano. No entanto, o Tricolor perdeu o primeiro jogo por 0x1 pelo Sport no Arruda. Para reverter, precisava triunfar na Ilha do Retiro. Quando o título parecia mesmo que iria ficar para o Sport, Neto cobra escanteio e Marcos Tamandaré desvia contra o próprio gol, fazendo o tento que deu a vitória ao Santa Cruz no tempo normal já na reta final do jogo.
Nas penalidades, as cobranças foram acontecendo e o Santa Cruz acabou ficando em vantagem. Nos pés de Lecheva, o Tricolor teve a chance de ser bicampeão pernambucano, mas Gustavo acabou defendendo. No final, Neto perdeu e Hamilton fez, deixando o título nas mãos do Sport.
> Memória: Santa Cruz 2x1 Ceará, pela Copa do Nordeste 2016, na voz de Aroldo Costa
> Santa Cruz alcança sua melhor marca defensiva em 10 anos
> Santa Cruz: Opiniões diferentes sobre participação da torcida ao ajudar clube nesta crise
O ano de 2007 para o Santa Cruz foi desastroso. Isso porque o Tricolor teve que amargar o descenso à Série C pela primeira vez em sua história. A partida que ficou marcada oficialmente como o rebaixamento da equipe coral foi a derrota por 2x0 para o Criciúma. Durante aquela temporada, o Santa cometeu inúmeros erros e o preço foi caro.
Nomes como o lateral-direito Russo, os meias Nildo e Carlinhos Paraíba, e os atacantes Kuki e Thony Anderson faziam parte do time que foi derrotado pleo Criciúma e foi rebaixado para a terceira divisão.
Se a Série C já é o fundo do poço para um clube do tamanho do Santa Cruz, imagine a Série D. No dia 24 de agosto de 2008, o Tricolor vencia o Campinense no estádio do Arruda até os 44 minutos, quando acabou tomando o gol e acabou sendo eliminado da terceira divisão do futebol brasileiro - na época não existia Série D.
Ou seja: após o fim da partida, o Santa Cruz correu um risco de ficar até sem divisão nacional, mas aí a Série D foi fundada e o Tricolor acabou sendo rebaixado para quarta divisão do futebol brasileiro.
Com uma campanha desastrosa mesmo estando na quarta divisão nacional, o Santa Cruz precisava vencer o CSA no estádio do Arruda e torcer para que o Central, como visitante, derrotasse o Sergipe. Era um cenário ruim, mas ainda assim a torcida se fez presente no Arruda para empurrar e classificar a equipe coral.
O Central até que fez sua parte: venceu o Sergipe com um gol aos 45 minutos do segundo tempo. No entanto, o Santa Cruz não passou de um 2x2 e foi eliminado da Série D - o Tricolor só conseguiu sair da quarta divisão nacional em 2011.