Embalado depois de golear o Imperatriz-MA por 6 a 1 no último domingo, o Santa Cruz completou nessa quinta-feira (5) dois meses sem derrota na Série C do Campeonato Brasileiro. A última delas aconteceu contra o Vila Nova-GO por 1 a 0, no Estádio OBA, no dia 5 de setembro, em partida válida pela 5ª rodada. Desde então, já são oito jogos sem perder, com seis vitórias e dois empates, além da liderança isolada do grupo A, com 30 pontos somados.
Na última vez que perdeu, o técnico Itamar Schulle ainda era o comandante do Santa Cruz. Na ocasião, mandou a campo uma equipe composta por Maycon Cleyton; Júnior, Danny Morais, William Alves e Célio Santos; André, Paulinho, Chiquinho e Didira; Jáderson e Victor Rangel. O jogo terminou com o placar de 1 a 0 para o Vila Nova-GO com gol do argentino Emanuel Biancucchi, primo do craque Lionel Messi.
Depois daquela partida, Schulle pediu para deixar o clube alegando uma proposta de um time da Série B, além de problemas pessoais. Para seu lugar, o Santa trouxe o já conhecido Marcelo Martelotte. Com ele, o time emendou uma boa sequência: venceu o Remo, empatou com o Manaus e o Jacuipense, e depois engatou seis vitórias consecutivas contra Ferrroviário, Paysandu, Treze, Botafogo-PB e Imperatriz-MA.
No período de invencibilidade, foram 14 gols marcados e seis sofridos. O maior goleador foi o atacante Pipico, que balançou a rede em quatro oportunidades. Outros jogadores balançaram as redes duas vezes, foram eles Toty, Didira, Mayco Félix e Lourenço. Já Elivelton, Jaderson e Victor Rangel fizeram um gol cada. Por fim, o Tricolor ainda teve a ser favor dois gols contra, marcado pelos próprios adversários.
Os oito jogos invictos é a maior sequência do Tricolor sem perder nas seis vezes que participou da competição. Por incrível que pareça, o mais próximo que chegou ao atual momento foi na edição de 2019, quando chegou a ficar sete jogos sem perder, entre a terceira e a nona rodada. No período, foram quatro vitórias e três empates.
Por ironia do destino, agora o Tricolor tem a chance de se vingar, já que encontra o Vila Nova-GO neste sábado (7), no Arruda, em partida válida pela 14ª rodada da Série C. Além do adversário, a Cobra Coral terá que superar também a ausência de cinco titulares que testaram positivo para a covid-19. Se vencer, o Tricolor garante matematicamente a classificação para a próxima fase, além de se manter por mais uma rodada na liderança isolada da competição.