O Santa Cruz venceu o Brusque por 3x1 neste domingo (17) no Arruda, mas não foi o suficiente para garantir o acesso à Série B. Isto porque, além de garantir a vitória, o Tricolor do Arruda precisava contar com um empate entre Ituano e Vila Nova ou uma vitória do Ituano por um placar menor que o da vitória do Santa sobre o Brusque. O que não aconteceu.
Na terceira divisão desde 2018, o Santa passou perto de subir. Os gols que garantiram a vitória tricolor foram marcados por Pipico, Victor Rangel e William Alves. Em São Paulo, o Vila Nova venceu o Ituano por 1 a 0, com gol de Emanuel Biancucchi, e está classificado para a Série B.
- Apesar da covid-19, torcedores do Santa Cruz se aglomeram nos arredores do Arruda para empurrar time para Série B
- Torcedores rivais ironizam eliminação do Santa Cruz nas redes sociais
Depois da última rodada, a classificação do grupo C terminou com o Vila Nova em primeiro lugar, com 10 pontos, o Brusque em segundo, com 9 pontos, o Santa Cruz em terceiro, com 8 pontos e com o Ituano no quarto lugar, com 5 pontos.
O JOGO
O técnico Marcelo Martelotte optou por começar o jogo com Maycon Cleiton; Toty, William Alves, Danny Morais e Leonan; Bileu, Paulinho, Chiquinho e Didira; Victor Rangel e Pipico. A equipe coral entrou em campo ofensiva, mantendo o jogo no seu campo de ataque. Centrados e seguros, os tricolores marcaram o primeiro gol aos 13 minutos do primeiro tempo, com Pipico. O lance começou em uma cobrança de escanteio, de Didira. Bileu e Danny Morais ganharam de cabeça e a bola sobrou para o centroavante, que girou, chutou, a bola voltou e bateu nele antes de ir para dentro do gol, encerrando o jejum de sete jogos sem gols de Pipico.
Sem perder o ritmo, o Santa agiu exatamente como a equipe que precisava matar o jogo e, aos 31 minutos, balançou as redes novamente. Desta vez com Victor Rangel. Fora da área, Didira bateu para o gol, mas Ruan Carneiro, goleiro do Brusque espalmou par ao meio da área. A bola caiu nos pés de Victor Rangel. Ele dominou, se livrou do zagueiro e chutou colocando, mandando a bola para o canto esquerdo e ampliando o placar. O jogo foi para o intervalo com vitória parcial do Santa Cruz por 2 a 0, enquanto em São Paulo, Ituano e Vila Nova empatavam em 0 a 0, para a alegria coral.
No segundo tempo, o Santa aumentou o placar aos 15 minutos, depois que Chiquinho cobrou escanteio, levantou a bola na área e William Alves cabeceou para o canto esquerdo do gol. O Brusque diminuiu a vantagem tricolor aos 29 minutos, depois que o árbitro viu pênalti de Victor Rangel em Marco Antônio. Thiago Alagoano converteu a penalidade no único gol da equipe catarinense no jogo.
Enquanto isso, em São Paulo, aos 31 do segundo tempo, Emanuel Biancucchi, fez o único gol do Vila Nova sobre o Ituano, classificando a equipe e deixando o Santa Cruz na Série C por mais uma temporada.
Ficha do jogo
Local: Recife (PE)
Estádio: Arruda
Horário: 18h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Diogo Carvalho Silva (RJ).
Santa Cruz
Maycon Cleiton; Toty, William Alves, Danny Morais (Célio) e Leonan; Bileu, Paulinho (Tinga), Chiquinho e Didira; Victor Rangel (Lourenço) e Pipico. Treinador: Marcelo Martelotte.
Cartões amarelos: Leonan.
Gols: Pipico (Santa Cruz), aos ’13 do 1ºT, Victor Rangel (Santa Cruz), aos 31' do 1ºT e William Alves (Santa Cruz), aos 15' do 2ºT.
Brusque
Ruan; Nuno (Gustavo), Thiago Alagoano, Ianson e Zé Mateus; João Carlos, Everton, Rodolfo Potiguar (Índio); Airton, Maurício (Denis Macedo de Miranda) e Edilson
Cartões amarelos: Rodolfo Potiguar, Marco Antônio e Denis Macedo de Miranda.
Gol: Thiago Alagoano (Brusque), aos 29' do 2º T.