Na estreia do meia Thiago Neves, o Sport venceu por 1x0 o Corinthians, nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, em partida antecipada válida pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória rubro-negra foi marcado de pênalti pelo zagueiro Maidana. Mais uma vez, o Leão mais defendeu e pouco atacou no segundo tempo. Mérito para o sistema defensivo do técnico Jair Ventura, que pela segunda vez no Brasileirão acaba a partida sem sofrer gols. Além disso, somou 100% de aproveitamento na sequência de dois jogos seguidos dentro de casa (venceu o Fluminense no domingo pelo mesmo placar).
>> Recorde: Sport chega a R$ 7 milhões em patrocínios
>> Confira lance a lance da vitória do Sport em cima do Corinthians
Com o resultado, o Sport pulou para a sétima posição com 17 pontos e aguarda a conclusão da rodada no final de semana. Temporariamente, a diferença no saldo de gols (0 x -1) separa o clube pernambucano do último colocado da zona da Libertadores, que é o Flamengo com a mesma pontuação na sexta colocação. O próximo jogo do time rubro-negro acontece apenas no dia 4 de outubro, contra o Bahia, às 18h15, em Pituaçu, na Bahia.
A partida começou com pouca criação e muita marcação dos dois lados. O Sport e Corinthians estavam com as formações encaixadas. Tanto que as primeiras oportunidades dos dois times aconteceram sem troca de passes. Para os rubro-negros, Thiago Neves arriscou de fora da área, a bola bateu na defesa, e sobrou para Mugni, que bateu de primeira para boa defesa de Cássio. Já os paulistas ameaçaram os mandantes em uma cabeçada de Jô.
O grande calo de Sport e Corinthians foi o famoso último passe. Ambas as equipes conseguiam passar do meio-campo, mas Assim, só sobrou tentar os arremates de longe. A primeira chance aconteceu para o Leão. Ricardinho acertou um chutaço e colocou o arqueiro paulista para trabalhar novamente. Do outro lado, os visitantes chegaram com Everaldo, que mandou por cima da meta de Luan Polli.
Quando conseguiram trabalhar a bola, os times criaram as jogadas quase que ao mesmo tempo. Em um belo contra-ataque, Jô invadiu a grande área pelo lado esquerdo, tocou de calcanhar para Everaldo, que cortou a marcação de Adryelson e acertou a trave. Na resposta, o Sport apareceu bem pelo lado lado direito. Patric foi até a linha de fundo e encontrou Thiago Neves chegando como homem surpresa. Ele bateu de primeira em cima do marcador.
Em nova investida rubro-negra, o Sport conseguiu chegar ao gol. E não foi usando a criatividade. Jonatan Gomez tentou um chute de fora da área e a bola bateu no braço de Everaldo, que estava aberto. Pênalti, que aos 36 minutos, Maidana cobrou e converteu com categoria. Pouco antes do intervalo, atrás no placar, o Corinthians tentou controlar a bola e pressionar os donos da casa, mas a equipe do técnico Jair Ventura conseguiu administrar o resultado.
O segundo tempo começou semelhante ao fim do primeiro. Em busca do empate e virada, o Corinthians voltou em cima do Sport. O Alvinegro paulista rondava a grande área rubro-negro, mas não conseguiu obter êxito na conclusão das jogadas. Como já virou costume observar nos jogos do Leão, o clube pernambucano mostrou uma grande organização defensiva, porém, ainda com falhas na saída de bola.
O máximo que conseguiu foi um chute de fora da área de Jonatan Gomez que passou perto da meta de Cássio. Lá atrás, o goleiro Luan Polli, que fez uma grande defesa em chute de Léo Natel no fim, pouco trabalhou na etapa final. Chegando perto do fim da partida, o Corinthians começou a forçar a bola alçada na área em busca do grandalhão Jô. Mesmo o Sport gerando até espaços pela linha de fundo, a equipe de São Paulo não conseguiu aproveitar.
Sport - Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Sander (Luciano Juba); Marcão, Ricardinho, Mugni, Jonatan Gomez (Marcos Serrato) e Thiago Neves (Bruninho); Hernane Brocador (Rogério). Técnico: Jair Ventura.
Corinthians - Cássio; Fagner (Mantuan), Gil, Danilo Avelar e Lucas Piton; Xavier (Cantillo); Otero, Mateus Vital (Léo Natel), Roni (Ramiro) e Everaldo (Luan); Jô. Técnico: Dyego Coelho.
Local: Ilha do Retiro, Recife-PE.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS).
Cartões amarelos: Jonatan Gomes, Sander e Marcos Serrato (Sport). Danilo Avelar, Everaldo e Fágner (Corinthians).
Gol: Maidana aos 36 minutos do 1º tempo.