Metade do Campeonato Brasileiro da Série A 2020 já foi. É bem verdade que a competição só acabará no mês de fevereiro de 2021, por causa da pandemia do coronavírus, então, diferente dos anos anterior, não estamos ainda na reta final da competição. Com 50% da competição já andada, o Sport chegou a um aproveitamento de 42,1%, com sete vitórias, três empates e nove derrotas em 19 jogos.
O Leão completou o turno na 8ª colocação, com 24 pontos somados, a seis pontos do Santos, primeiro time dentro da zona de classificação para a pré-Libertadores, e cinco a mais que o Bragantino, primeira equipe dentro do Z4. Assim, para a segunda metade da Série A, o técnico Jair Ventura busca números melhores.
"O treinador busca sempre a excelência, mesmo em vitórias, boas sequências, buscar evoluir, dar nosso melhor, em todas as fases do jogo. O primeiro turno foi muito difícil, tivemos mais jogos fora no primeiro turno. Na minha estreia, dos cinco primeiros jogos, quatro foram fora. A equipe se portou bem, mas a gente quer melhoras", destacou o treinador.
Jair ressaltou o equilíbrio do Campeonato Brasileiro. Um exemplo é o G4, com Internacional e Flamengo empatados com 35 pontos e Atlético-MG e Fluminense com 32. Ao descer um pouco mais, São Paulo e Santos, 5º e 6º colocados, respetivamente, têm 30 pontos. No grupo que se classifica para a Copa Sul-Americana, o Palmeiras, que joga contra o Galo na tarde desta segunda-feira (2), tem 25 pontos na 7ª colocação e o Ceará tem 23, na 12ª.
Apenas três pontos separam os times do limbo, com Atlético-GO em 13º somando 22 pontos e o Coritiba, porteiro da zona de rebaixamento com 19. Esse último tem a mesma pontuação do Bragantino, em 17º. O Athletico-PR, vice-lanterna, tem 16 pontos. O único time que destoa mais dos outros é o lanterna Goiás, com apenas 11 pontos somados.
Ciente da dificuldade da competição, o técnico do Sport quer melhores desempenhos no returno. "Não foi ruim, mas a gente busca melhorar, evoluir como pessoa, profissional, em equipe", concluiu. O Rubro-negro começa o segundo turno diante do Ceará, às 20h30 de domingo (8), na Arena Castelão.