Com Agência Estado
O Botafogo empatou por 1x1 com o Palmeiras, nesta terça-feira, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Vale destacar que o time paulista, campeão da Libertadores e de olho no Mundial de Clubes, entrou com o time reserva. Com o resultado, dependendo de uma combinação de resultados, o Alvinegro carioca corre risco de ser rebaixado já na próxima partida pelo Brasileirão. Justamente quando recebe o Sport, na próxima sexta-feira, no Engenhão, na capital Rio de Janeiro. A partida também é importantíssima para o Leão, já que ocupa a 16ª posição com 35 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, que é o primeira na zona de rebaixamento e está na 17ª posição.
LEIA MAIS
> Em edital, Sport convoca eleição para começo do mês de março
> Batalhão de Choque evitou que organizada do Sport fosse ao encontro ônibus do Flamengo; veja imagens
> "Não vejo que fomos mal no jogo todo", afirma técnico do Sport
O resultado pouco importa para a situação dos dois no Campeonato Brasileiro. O Palmeiras já tem vaga garantida na Copa Libertadores do ano que vem e só cumpre tabela na competição nacional. A caminho do rebaixamento, o Botafogo não ameniza o sofrimento, mas consegue ver o crescimento de alguns garotos. O time jovem utilizado nesta quinta-feira contou até com um atleta de somente 16 anos, Matheus Nascimento.
O JOGO
A despedida do Palmeiras foi em ritmo de treino. O técnico Abel Ferreira escalou somente um jogador que foi titular na final da Libertadores. Fora o goleiro Weverton, todos os demais estavam no banco de reservas no último sábado e descansados o suficiente para render bem diante do lanterna do Brasileiro. Confiante e animado, a equipe alviverde pouco se esforçou para encarar o Botafogo.
O time carioca afastou alguns jogadores dias atrás por atraso nos treinamentos e ainda perdeu o defensor Rafael Forster machucado antes dos dez minutos. Abatido, o Botafogo não conseguia criar. O Palmeiras chegava fácil pela direita com Mayke e Breno Lopes e encontrou o gol cedo. Aos 15 minutos, Scarpa bateu escanteio e o zagueiro Emerson Santos abriu o placar de cabeça.
A vantagem deixou o Botafogo ainda mais acuado. Weverton nem teve trabalho no primeiro tempo. O Palmeiras trocava passes com facilidade e tinha muita movimentação. O segundo gol só não saiu porque o time perdeu uma chance absurda. Em um contra-ataque, Willian conduziu a bola sozinho desde o campo de defesa e em vez de tocar de lado para Breno Lopes marcar, chutou a gol e o goleiro defendeu.
A acomodação custou caro no segundo tempo. O ritmo do jogo caiu e enquanto o Palmeiras parecia tranquilo e certo da vitória, o Botafogo reagiu. Lucas Lima perdeu uma bola no meio-campo e após o contra-ataque, Rafael Navarro chutou de fora da área aos 14 minutos para igualar. O empate fez o técnico Abel Ferreira colocar o titular Gabriel Menino em campo para fazer o time evoluir.
As alterações do Palmeiras mexeram pouco. O time pareceu misturar a euforia com a viagem ao Mundial com a acomodação de não ter mais ambições para jogar o Campeonato Brasileiro. O importante foi cumprir o compromisso sem desgastar titulares e poder agora focar na ida ao Catar para no domingo que vem voltar com força máxima. A equipe estreia na semifinal do Mundial contra o vencedor do confronto entre Ulsan e Tigres, no próximo domingo.