Estamos na Semana Santa, e após todos os rituais que lembram a Paixão de Jesus Cristo, chega o domingo de Páscoa da Ressurreição, que desperta a nossa memória afetiva quando se trata do almoço de Páscoa.
Nesta data, é comum reunir em casa familiares e amigos para uma boa conversa, enquanto são degustadas as comidinhas próprias desta data. Seja um almoço simples ou sofisticado o importante é planejar-se para tornar a ocasião especial.
Antes do almoço vale a pena estimular um bate-papo descontraído com opções de frios, pasta de azeitonas sobre torradas, patê de sardinha com pão caseiro; bolinho de bacalhau.
Uma tábua de queijos também não pode faltar, seja Gorgonzola, Roquefort, Gruyére, Cheddar, Chevres, Cottage, Emental, Provolone, Ricota, Serra da Estrela, Tilsit, Parmezão, do Reino, Brie e o de Qualho.
Os queijos de sabores mais fortes harmonizam bem com um vinho tinto e os sabores mais suaves com vinhos brancos. A sugestão de acompanhamentos são os pães italianos, franceses, ciabattas ou torradas, preparado com jerimum e leite de coco para a ocasião, além de biscoitos de água e sal porque na hora de degustar sabores diferentes de queijos, eles não alteram um sabor do outro.
Faz parte da nossa memória de Páscoa o bacalhau com receitas variadas como o bacalhau com natas, à portuguesa, ou risoto de bacalhau.
Na mesa ainda o quibebe, o cabrito assado, risoto de arroz, o ensopado de peixe, lombo assado, feijão de coco servido como um caldo grosso. Tudo depende da criatividade de cada um e dos molhos e temperos utilizados e que vão dar o sabor e textura desejadas.
Veja sugestões dos chefs de restaurantes do RioMar para almoço de Páscoa
EKI
O restaurante recomenda nesta Páscoa o Amarube Filé de Camorim com crosta de castanha e panko, servido com purê de batata doce. Para harmonizar a sugestão é o vinho M.I branco. O prato vai estar disponível até o dia 9 de abril.
POBRE JUAN
Pulpo à Galega: um prato típico espanhol, consumido em feiras e romarias, e na Argentina durante a Semana Santa. É feito com polvo cozido, temperado com azeite e especiarias como sal, alho, pimenta e batatas. O toque especial fica por conta da Páprica, do tomate-cereja, e de uma deliciosa salsa. Uma pedida irresistível.
Bacalao: prato típico pascal, o bacalhau é confitado no azeite extravirgem e servido com vegetais grelhados na parrilha, com suculentas azeitonas pretas, e pesto de coentro tudo acompanhado por um delicioso arroz com brócolis.
Sobremesa: ovos de Páscoa ao leite, recheados com delicioso pudim de Dulce de Leche, pralinê de amêndoas e farofa de pistache.
VILLA BISTRÔ
Filé de Pescado Arretado: filé de pescado, Risoto de jerimum ao perfume de gengibre e ervas frescas, acelga amanteigada, azeite de laranja e farofa de cebolas crocantes.
Sobremesa: sorvete de creme, ganache de chocolate meio amargo, farofa crumble, cubos de brownie Docecleta, e pingos de doce de leite.
CAMARADA CAMARÃO
Pargo com Amêndoas: filé de peixe (800 gramas) grelhado e regado com manteiga de amêndoa crocante. Acompanha risoto de limão siciliano, camarões (110 g) e alho-poró.
Pargo Vermelho à Belle Meunière: filé de peixe (800 g) grelhado e regado com azeite, alcaparra, champignon e camarões (110 g). Acompanha legumes salteados, tomate assado e arroz com brócolis.
Outback
A sobremesa Sweet Choco Nachos traz a combinação inusitada e saborosa de tortilhas de chocolate acompanhadas de mousse de chocolate com toque do Brownie Thunder, queridinho do restaurante, além de calda de chocolate branco e morangos frescos picados.
Versão exclusiva da banoffee no melhor estilo Outback: a Choco Cinnamon Banoffee, composta por base crocante de biscoito Thunder, doce de leite, porção generosa de brigadeiro com canela, finalizado com rodelas de banana, chantilly e canela.