COLUNA DO ESTADÃO

Ministros de Bolsonaro preparam debandada eleitoral

Com a chegada de Ciro Nogueira ao Planalto, vai se desenhando um cenário em que metade dos atuais ministros pode deixar o governo no ano que vem para se candidatar

Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 24/07/2021 às 7:00
Lorenzoni sonha com o governo do Rio Grande do Sul - Marcos Corrêa/PR

Com a chegada de Ciro Nogueira ao Planalto, vai se desenhando um cenário em que metade dos atuais ministros pode deixar o governo no ano que vem para se candidatar. A maioria, segundo a Coluna apurou, quer disputar uma vaga no Senado, mas interlocutores dizem que a palavra final é do presidente. Dos 23 ministérios, contando com a recriação do Trabalho, nove titulares deles são dados como certos nas urnas: Anderson Torres, João Roma, Fábio Faria, Gilson Machado, Rogério Marinho, Tereza Cristina, Onyx Lorenzoni e Flávia Arruda.

Lista

Os outros três que podem se candidatar são Tarcísio Freitas, Marcelo Queiroga e Milton Ribeiro.

Estamos...

Lorenzoni sonha com o governo do Rio Grande do Sul. Fábio Faria e Rogério Marinho se decidirão entre Senado e governo do Rio Grande do Norte.

...aqui

No DF, o entorno de Torres diz que ele não descarta concorrer contra seu ex-chefe, o governador Ibaneis Rocha (MDB). Tudo depende do cenário. Hoje Torres é próximo ao PSL.

Uau!

Tereza Cristina está entre o Senado e o governo do Mato Grosso do Sul, mas seu nome costuma circular para vice de Bolsonaro.

Tapa...

Nogueira, senador, é pré-candidato ao governo do Piauí. Por isso, o estresse na Economia quando ele ficou sabendo que a pasta liberou empréstimo de R$ 800 milhões para a gestão do seu adversário Wellington Dias (PT).

...na mesa

Segundo interlocutores de Nogueira, ele ficou destemperado: chegou a dizer que estava rompendo com o governo. Na semana seguinte, o senador foi escolhido como novo ministro da Casa Civil.

Verde oliva

Apesar de entranhados na política, os ministros militares Luiz Eduardo Ramos e Braga Netto não esboçam intenção eleitoral...

Pra galera

Presidente do PDT, Carlos Lupi tomou a segunda dose da vacina e esperou 15 dias em casa. Hoje, 24, promete participar primeira vez participar de um protesto de rua contra Bolsonaro. "Como diz a música de Gonzaguinha, ‘não dá mais pra segurar, explode coração’, disse.

Ufa

O ministro da Economia, Paulo Guedes, precisa defender sua reforma tributária até em família. Elizabeth Guedes, irmã dele, diz que a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) onerará a educação e a saúde, setores que ela representa.

Ufa 2

"A gente sabe que não conseguirá desonerar a folha (desses setores) até o fim do ano. Não há condição política de fazer isso. Teremos aumento de carga tributária", disse ela, em debate do IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa).

Alto...

O Ministério Público Democrático se posicionou contra o PL que muda a demarcação de terras indígenas no País: um retrocesso quanto aos procedimentos para identificação, demarcação e homologação.

...lá

"A convenção 169 da OIT prevê a prévia consulta aos povos indígenas nos casos de exploração de recursos minerais, e isso sequer foi cogitado", diz Ricardo Prado presidente do MPD.

COM MARIANNA HOLANDA

PRONTO, FALEI!

Renan Calheiros

Senador (MDB-AL)

"Jair Bolsonaro saiu do hospital para entrar no Centrão. Curou como pessoa física, mas percebeu que na pessoa jurídica sua situação era terminal."

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS