COLUNA DO ESTADÃO

'Expertise' do Centrão em programas do PT ajuda Bolsonaro no Auxílio Brasil

Dois expoentes do Centrão, egressos de governos petistas, participaram da engenharia por trás do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro

Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 22/10/2021 às 7:00
CLIMÃO Reunião ocorre dias depois de o presidente faltar ao depoimento na PF ordenado por Moraes - EVARISTO SA / AFP

Dois expoentes do Centrão, egressos de governos petistas, participaram da engenharia por trás do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro. Valdemar Costa Neto (PL) e Ciro Nogueira (PP), segundo apurou a Coluna, foram consultados pelo presidente sobre o programa de transferência de renda. Para começo de conversa, deixaram claro que a capacidade eleitoral de Bolsonaro e dos demais governistas depende em larga escala dos R$ 400/mês do Auxílio Brasil. Com a expertise adquirida nos anos do PT, explicaram para Bolsonaro como iniciativas desse tipo se revertem em votos e deram dica preciosa: é melhor o benefício ser temporário para o eleitor condicionar a renovação à vitória do governo.

OXIGÊNIO

Diante dos argumentos na linha do "é tudo ou nada", Bolsonaro foi convencido de que turbinar o Auxílio Brasil é imperativo para sua sobrevivência política.

ÁLIBI

Como Paulo Guedes parece mesmo não querer largar o osso, esse discurso cai feito luva para ele mandar às favas os escrúpulos orçamentários: a seu estilo, poderá dizer que fará o que for preciso para "salvar o governo e o projeto".

SÃO TOMÉ

Tem muita gente no governo duvidando dos R$ 30 bilhões "extrateto" alardeados por Paulo Guedes. O ministro da Economia ainda não teria submetido suas planilhas para o escrutínio do Planalto.

CALIBRE ALTO

De quem entende do riscado: Pedro Guimarães, presidente da Caixa, tem a beligerância que Bolsonaro quer na Economia neste momento.

SE VIRA

Bolsonaro avisou: não admite que o Inec, ONG ligada ao PT, siga na gestão do microcrédito do BNB. Caso haja qualquer problema com a licitação em curso para escolha de um novo gestor, o Crediamigo passará de forma emergencial para o Caixa TEM, da Caixa Econômica Federal.

SE VIRA 2

O "aviso" é uma reação do presidente ao ser informado de que há resistências no BNB ao fim do contrato com o Inec. Em busca de votos no Nordeste, Bolsonaro não quer ouvir falar no assunto.

CALOU FUNDO

Eduardo Leite (PSDB) vem seduzindo tucanos de São Paulo historicamente (e emocionalmente) ligados à família Covas. O governador do Rio Grande do Sul e pré-candidato a presidente gravou mensagens lembrando a trajetória de Mario Covas (1930-2001). Teve gente que foi às lágrimas.

PORTA ABERTA

Um dos argumentos usados pelos "aecistas" em favor de Eduardo Leite nas prévias do PSDB é que, com ele como candidato ao Planalto, ficará mais fácil negociar fusões com outros partidos. Entre eles, o Cidadania.

É ISSO AÍ

Com a filiação de Rodrigo Pacheco ao PSD, Gilberto Kassab cumpre etapa fundamental do projeto presidencial do partido. E ainda faturou uma Coca-Cola apostada com Alda Marco Antônio...

*COM MATHEUS LARA; COLABOROU PEDRO VENCESLAU.

PRONTO, FALEI!

Elena Landau

Economista

"A esquerda chamou de 'PEC da morte' (quando a proposta foi aprovada em 2016). O teto dos gastos era o inimigo da esquerda. E quem furou? Paulo Guedes"

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS