Não são apenas os gastos com programas sociais, como o Auxílio Brasil, que foram turbinados por Jair Bolsonaro neste ano eleitoral. O presidente também ampliou as transferências voluntárias para investimentos em Estados e municípios no início de 2022 e superou até Dilma Rousseff (PT), em 2014, em sua campanha pela reeleição. Até março, Bolsonaro aplicou o equivalente a 8% do que planejou em investimentos neste ano, Dilma não passou de 5,8%. Os recursos viram obras e podem ajudar a melhorar a imagem do presidente na véspera da eleição. A região que recebeu mais dinheiro foi justamente o Nordeste, área em que Lula tem mais vantagem sobre o presidente na preferência do eleitorado.
Espaços
Quatro em cada dez reais investidos por Bolsonaro foram para o Nordeste. Em que pese a vontade política de ambos de ficar na cadeira, Dilma enfrentava maior restrição fiscal. Já Bolsonaro usou a PEC dos Precatórios em 2021 para alargar em R$ 106 bilhões o limite até então imposto pelo teto de gastos.
Sobe
O setor bancário enfrenta, em duas frentes simultâneas, nova tentativa de aumento de impostos. O
Ministério da Economia planeja elevar a CSLL de 20% para 21% para bancar o novo Refis. Já senadores querem analisar um projeto de Angelo Coronel (PSD-BA) para elevar o ISS, nos municípios, de 5% para 7%.
Eu sou
Escanteado pelo seu novo partido, o União Brasil, o ex-juiz Sérgio Moro ainda acredita que sua participação no processo eleitoral é "imprescindível" para viabilizar o centro político, já que ele aparecia em terceiro nas pesquisas. Agora, ele diz que vai ajudar na candidatura de Luciano Bivar.
Chega mais
Integrantes do PT paulista sonham em atrair o PSD para a coligação de Fernando Haddad (PT), oferecendo a vice a Felício Ramuth, ex-prefeito de São José dos Campos.
Será?
Integrantes do União falam em indicar o ex-juiz como eventual vice de Bivar em uma chapa puro-sangue, mas o tema ainda tem de ser levado à discussão interna da legenda.
Viagem
Respondendo a processos no Tribunal de Contas da União (TCU) por gastos com passagens e diárias na Lava Jato, Deltan Dallagnol e o ex-procurador-geral Rodrigo Janot podem acabar inelegíveis neste ano, segundo apostam integrantes do tribunal. Ambos se filiaram ao Podemos e avaliam se lançar candidatos a deputado federal.
Frente estreita
Daniel Munduruku, Almir Suruí e Narúbia Karajá, lideranças indígenas que vão concorrer à Câmara,
dizem ter sido impedidos de falar no Acampamento Terra Livre, o mesmo onde discursou Lula, só por serem filiados ao PDT.
Cria
Arthur do Val já tem planos após ter o mandato de deputado estadual cassado por comentários misóginos. Voltará ao MBL como professor, na "Academia MBL", para formar "novos MamãeFaleis".
Pronto, falei
"Não há mais desculpas para tantos atrasos. Jogar contra o programa é jogar contra o Congresso e,
principalmente, contra milhões de empregos", disse o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP) sobre o novo Refis.