Pré-candidata à Presidência, Simone Tebet (MDB) tem atraído economistas historicamente ligados ao PSDB para reuniões de formulação do seu programa de governo desde março. Edmar Bacha e Pérsio Arida, que atuaram na formulação do Plano Real, e Armínio Fraga, presidente do Banco Central na gestão de Fernando Henrique Cardoso, são alguns dos colaboradores. Assessora econômica de Tebet, Elena Landau é quem convoca especialistas para a realização de "imersões temáticas" com a senadora. A parlamentar intensificou a prática nas últimas semanas e já debateu assuntos como políticas para o meio ambiente, programas sociais, habitação e setor elétrico.
Alma tucana
Tebet também tem conversado com técnicos como Ricardo Paes de Barros, idealizador do Bolsa Família, implementado no primeiro mandato de Lula, e José Márcio Camargo, um dos autores do documento "Uma Ponte para o Futuro", de Michel Temer. A aproximação com o pensamento raiz dos tucanos não é à toa. Tebet ainda espera conquistar o partido para se lançar como a presidenciável pela terceira via, disputando com João Doria (PSDB), uma vez que Eduardo Leite desistiu da disputa.
Desejo
A Associação Nacional dos Procuradores da República quer se reunir com os presidenciáveis para apresentar demandas da categoria. Uma das reivindicações do grupo é que o próximo presidente nomeie indicados da lista tríplice do Ministério Público ao posto de Procurador-Geral da República.
Vou de...
O governo de São Paulo desembolsou R$ 2,8 bilhões na compra de veículos em 2021. O valor é 15 vezes maior do que o investido na mesma finalidade em 2020 e ultrapassa a soma das quantias aplicadas nos seis anos entre 2014 a 2020. O levantamento é do projeto Justa.
... viatura
"No caso da Segurança Pública, fica nítido o foco nas forças policiais, principalmente na PM", afirma o economista Jean Peres. Ele frisa que a preferência ficou mais evidente no começo do ano, após o governador anunciar reajuste de 20% para policiais.
Fatura
Entre as compras, estão três novos helicópteros e mais de 2,8 mil viaturas policiais, das quais 230 blindadas, além de 530 motos. O governo paulista afirma que ampliou o investimento em veículos após dois anos de saneamento das contas públicas.
Corrida
Com o fim do estado de emergência marcado para daqui a um mês, técnicos do Ministério da Saúde avaliam editar medida provisória para cobrir lacunas legais, como a importação expressa de medicamentos e vacinas em caso de desabastecimento.
Não precisa
A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo ficou de fora dos preparativos do carnaval. A Prefeitura não viu riscos de uma eventual alta dos casos de covid-19.