Coluna do Estadão

Bolsonaro quer agradar evangélicos com Senado

Jair Bolsonaro atuou nos últimos dias para que o ex-ministro Marcos Pontes (PL) seja o escolhido para a vaga ao Senado na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Cadastrado por

Mariana Carneiro

Publicado em 22/07/2022 às 12:56
Ex-presidente Jair Bolsonaro irá depor na Polícia Federal na próxima quarta-feira, 26 - ALAN SANTOS/PR

Jair Bolsonaro atuou nos últimos dias para que o ex-ministro Marcos Pontes (PL) seja o escolhido para a vaga ao Senado na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos). A decisão envolve os principais sócios na aliança paulista: PL e PSD. Após conversas com Bolsonaro, Marco Feliciano (PL) anunciou anteontem desistir da disputa.

Valdemar Costa Neto, o presidente do partido, não esconde que prefere ver o parlamentar como candidato a deputado federal, assim como Carla Zambelli (PL), por considerá-los puxadores de voto. Faltava apenas combinar com a bancada evangélica, que queria um representante na chapa. Bolsonaro acordou com Cezinha de Madureira (PSD-SP) que o grupo poderá escolher o suplente de Pontes.

Escolha por falta de opções

A escolha de Pontes, se confirmada, é também por eliminação. Zambelli e Janaina Paschoal (PRTB) não são aceitas pela ala política da campanha de Tarcísio. Pesa ainda contra Janaina o fato de ela não ser do PL, partido que terá a prerrogativa de indicar o candidato ao Senado. Por essa razão, Paulo Skaf (Republicanos) também tem menos chances.

Tem chance?

Mas o ex-ministro astronauta tem críticos no grupo de Tarcísio. Aliados dizem que ele "não agrega".

Menos rejeição

E que corre o risco de não ser eleito nem deputado federal, menos ainda senador. Sua maior fortaleza,
dizem, é ter menor rejeição que os rivais.

Contra Tebet

Apesar das divergências, membros da ala lulista do MDB não estão dispostos a levar o racha contra Simone Tebet ao voto.

Até certo ponto

Além de terem menos diretórios - 11 em 27 -, o que lhes dá aparente minoria, eles dizem não querer
fragilizar a colega.

Acordo

Para resolver o impasse entre PSB e PSOL na disputa por espaço na chapa de Fernando Haddad, o presidente do PT de SP, Luiz Marinho, propôs que o PSOL ficasse com a suplência de Márcio França (PSB) no Senado.

Não selado

França prefere José Seripieri Junior, dono da QSaúde, como suplente - ele se filiou ao PSB. Já no PSOL, a leitura é a de que, além da negativa de França, seria necessário "construir uma maioria", ainda inexistente.

Passando...

O PT almeja resolver até o dia 31 entraves em sete Estados onde há disputas entre aliados de Lula: RJ,
RS, GO, MT, MS, AM e TO.

...a limpo

Na próxima semana, a executiva do partido se reúne para discutir possíveis saídas.

Congresso...

A Legisla Brasil, plataforma de gestão pública, lança na volta do recesso, em agosto, um índice para avaliar o trabalho de deputados. Não será ranking, mas parlamentares receberão até 5 estrelas se bem
avaliados

...5 estrelas

O índice está sendo produzido por especialistas da UNB com base em referências acadêmicas do Brasil e do exterior. Os dados serão abertos.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS