PATROCINADA

Unicap Icam-Tech oferece curso de engenheiro generalista com mobilidade no exterior

Internacionalização do curso de Engenharia da Complexidade da Escola Unicap-Icam Tech foi tema de conversa na TV JC desta segunda-feira (10/10)

Cadastrado por

JC 360

Publicado em 10/10/2022 às 16:53 | Atualizado em 10/10/2022 às 17:15
Margarida Azevedo, colunista de educação do Jornal do Commercio, recebeu Ludmila Lira, aluna do 3º ano de Engenharia da Complexidade (à esquerda), e Andréa Câmara, Professora e Diretora da Escola Unicap-Icam Tech (à direita) - JAILTON JR./JC IMAGEM

A Escola Unicap-Icam Tech, parceria da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco com o Icam - Institut Catholique d'Arts et Métiers, uma das mais prestigiadas escolas de engenharia da França, criou o curso de Engenharia da Complexidade.

Nessa graduação, o aluno sai com formação de engenheiro generalista, no sentido que oferece, dentro do currículo, assuntos relativos às engenharias mecânica, elétrica, eletrônica, de meio ambiente, de materiais, entre outras.

"Geralmente, quando o aluno termina o Ensino Médio, ele vai para a Engenharia Civil, Química, Ambiental, Engenharia de Produção, e vai logo se especializando. Todavia, a própria teoria da complexidade, que é de onde vem esse nome, é justamente o contrário do complicado".

"Significa entender os fenômenos de maneira articulada, fazendo com que o aluno ganhe, ao longo do curso, essa capacidade e competência de ver o problema, entender quais são suas partes e fazer a sua articulação de uma forma sistêmica para chegar às soluções", explica Andréa Câmara, Professora e Diretora da Escola Unicap-Icam Tech.

Mobilidade Internacional

Com duração de cinco anos, a Engenharia da Complexidade propõe uma série de inovações pedagógicas ao longo de todo o percurso, com uma das principais sendo a mobilidade internacional em um dos 10 campi do Icam pelo mundo, como França, Equador, Índia, República dos Camarões, entre outros. A partir de 2024, esse curso vai acontecer também nas Filipinas.

Segundo Andréa Câmara, “o curso acontece igualmente dentro desses países, a grande diferença dele é que não é um curso onde o aluno vai durante um período fazer um intercâmbio naquele sentido que a gente já conhece. No segundo e terceiro anos, o curso é todo em inglês, inclusive aqui, neste momento, estamos com uma turma recebendo 52 alunos estrangeiros da França e de países da África, que estão junto com eles na mesma turma".

A aluna do 3º ano de Engenharia da Complexidade, Ludmila Lira, falou da relação com a Engenharia e da experiência em Toulouse, na França. "No final do Ensino Médio, eu já estava pensando em Engenharia, mas não conseguia pensar numa específica para seguir e também pensava em Administração. Foi quando descobri esse curso, que juntava várias engenharias e tinha um pouco de administração também. Fui para as primeiras aulas, gostei e decidi continuar", relata.

Para ter mais informações a respeito do curso de Engenharia da Complexidade e demais graduações oferecidas pela Unicap Icam-Tech, basta acessar portal.unicap.br

Veja a íntegra do bate-papo na TVJC:

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS