Comoção

Itália: Imagens com fila de caminhões militares para remover corpos de vítimas do coronavírus comovem internautas

O país é o segundo com o maior número de casos e mortes pela doença

Vanessa Moura
Cadastrado por
Vanessa Moura
Publicado em 19/03/2020 às 11:30 | Atualizado em 19/03/2020 às 13:59
Foto: Reprodução/Twitter
Fila de caminhões estacionam em frente ao hospital de Bergamo para remover os corpos das vítimas do novo coronavírus (Covid-19) - FOTO: Foto: Reprodução/Twitter

Na noite de quarta-feira (18), começaram a circular imagens de caminhões militares em frente ao hospital de Bérgamo, cidade italiana, para retirar os corpos das vítimas da Covid-19. A situação comoveu os internautas e revelou a difícil realidade enfrentada pela Itália.

Sem ter mais capacidade para atender os pedidos de cremação nos cemitérios da cidade, o governo acionou militares para fazer o translado dos cadáveres para outras cidades que ainda tenham capacidade de atender à demanda.

>>Número de casos de coronavírus no mundo ultrapassa 200 mil

>>Médicos italianos pedem para serem submetidos a exames de coronavírus

>>Confinados por conta do coronavírus, moradores da Itália tocam e cantam hino nacional nas sacadas dos prédios

Segundo país em número de casos do novo coronavírus, a Itália tem 35.713 pessoas infectadas pela doença e 2.978 mortes. Bérgamo, localizada na província da Lombardia, é a que mais registra casos e mortes, o que tem deixado o sistema de saúde da região superlotado.

>> Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade

19/3/2020- No norte da Itália, médicos devem escolher quem vai ser salvo:

Como se prevenir do coronavírus

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Mapa do coronavírus pelo mundo

Pandemia

No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. 

Comentários

Últimas notícias