"Pandemia do coronavírus não é invenção", diz jornalista que mora na Espanha, onde número de mortos dobrou em 24h

A Espanha já registrou mais de 7,7 mil casos de coronavírus e 288 mortos
JC
Publicado em 15/03/2020 às 21:25
Coronavírus se espalha ao redor do mundo Foto: AFP


“A pandemia do Covid-19 não é uma brincadeira, não é invenção, não é mentira. É um assunto muito sério, que trata de saúde publica”, alertou Taíza Brito, jornalista pernambucana que mora há cinco anos na Espanha, em mensagem enviada ao JC. O país já registrou mais de 7,7 mil casos de coronavírus e 288 mortos – número que dobrou do sábado (14) para o domingo (15).

A partir desta segunda-feira (16), um decreto passará a valer impondo mais restrições à população da Espanha. “A gente só vai poder sair na rua em casos excepcionais: comprar alimentos de primeira necessidade, ir às farmácias, atendimento médico, ou cuidar de idosos, crianças, ou pessoas que têm necessidade”, relatou a jornalista que assina o blog Mundo Afora, parceiro do NE10.

Segundo ela, boa parte das atividades já parou. “Já estão fechados bares, restaurantes, atividades turísticas foram suspensas, aulas suspensas. Empresas que podem estão mandando trabalhadores para trabalhar remotamente de casa”, disse. “Na empresa que trabalho já estão todos com computador, foram instalados os programas que a gente precisava para trabalhar em casa, e vamos ficar nos comunicando por sessão de videoconferência”, revelou.

>> "Pandemias como a do coronavírus nos lembram da fragilidade da vida", diz psiquiatra

>> Coronavírus: Prefeitura do Recife ordena fechamento de escolas públicas, particulares e faculdades a partir desta quarta

 

>> Coronavírus: por prevenção, escolas estaduais no Recife também vão fechar a partir de quarta-feira

>> Coronavírus: Caruaru suspende aulas de escolas e universidades públicas e privadas a partir de terça

Taíza disse que, apesar da paralisação econômica ser grave e causar prejuízos, as medidas de restrição têm em benefício à saúde de todos. “No Brasil, eu espero que não se chegue ao que está chegando aqui, mas não há barreiras, o vírus vai se espalhando muito rapidamente. Não queria assustar as pessoas, mas queria dizer a elas que é muito importante seguir os conselhos das autoridades públicas, das autoridades de saúde”, aconselhou.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

TAGS
covid-19 coronavírus espanha pernambuco
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory