Na noite de quarta-feira (18), começaram a circular imagens de caminhões militares em frente ao hospital de Bérgamo, cidade italiana, para retirar os corpos das vítimas da Covid-19. A situação comoveu os internautas e revelou a difícil realidade enfrentada pela Itália.
Sem ter mais capacidade para atender os pedidos de cremação nos cemitérios da cidade, o governo acionou militares para fazer o translado dos cadáveres para outras cidades que ainda tenham capacidade de atender à demanda.
>>Número de casos de coronavírus no mundo ultrapassa 200 mil
>>Médicos italianos pedem para serem submetidos a exames de coronavírus
Segundo país em número de casos do novo coronavírus, a Itália tem 35.713 pessoas infectadas pela doença e 2.978 mortes. Bérgamo, localizada na província da Lombardia, é a que mais registra casos e mortes, o que tem deixado o sistema de saúde da região superlotado.
>> Coronavírus: alimentos que ajudam a melhorar a imunidade
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas.