O número de casos confirmados do novo coronavírus nos Estados Unidos atingiu 60.115 nesta quarta-feira, e 827 pessoas morreram, apontou a Universidade Johns Hopkins.
O balanço anterior apontava aproximadamente 600 mortes. Os EUA têm o terceiro maior número de casos confirmados, atrás da China e da Itália, e a taxa de mortalidade nos EUA no momento é de 1,38%, com base nos casos relatados.
>> Pernambuco registra primeira morte pelo novo coronavírus
>> Reunião dos governadores após pronunciamento de Bolsonaro foi ideia de Paulo Câmara
As autoridades acreditam que o número real de infectados seja muito maior, o que significa uma taxa real de mortalidade menor.
O coronavírus, que matou mais de 20.000 pessoas em todo o mundo, foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan no final de dezembro.
Uma previsão médica apresentada ao Congresso este mês indicou que entre 70 milhões e 150 milhões de pessoas poderiam contrair coronavírus nos Estados Unidos.
Se a taxa real de mortes for de 1%, o vírus poderá deixar entre 700.000 e 1,5 milhão de mortes.
Listen to #035 - Coronavírus e a fase da quarentena byRádio Jornal on hearthis.at
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão: