O momento histórico, esperado para o fim da tarde desta quarta-feira (27), de lançamento da nave espacial Crew Dragon, em uma missão fruto da parceria público-privada entre a Nasa e a empresa Space X, foi freado por conta de condições climáticas não favoráveis. O tão esperado lançamento precisou ser adiado para o próximo sábado (30), na expectativa de melhores condições para o lançamento.
>> Cientistas da Nasa encontram evidências de um possível universo paralelo
>> Veja eventos astronômicos previstos para 2020
>> Cápsula Dragon da SpaceX volta à Terra após teste bem sucedido
>> Tom Cruise e Elon Musk querem desenvolver primeiro filme gravado no espaço
Este será o “o primeiro voo em órbita de astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos a partir de solo americano desde o final da era do ônibus espacial em 2011”, conforme definiu a própria Nasa.
O lançamento estava previsto para esta quarta, às 17h33 (horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Antes disso, a Nasa transmitiu uma programação com entrevistas, bastidores e comentários repercutindo a missão.
A transmissão online também foi motivada pela necessidade de isolamento social, pela qual boa parte do planeta passa devido à pandemia de covid-19. A transmissão acompanhou toda o momento que antecedeu a entrada dos astronautas na nave, a preparação para a decolagem da nave espacial e o adiamento da missão. Agora, os astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley devem seguir até a Estação Espacial Internacional no próximo sábado (30).