As autoridades do México informaram nesta quarta-feira (1º) que o País atingiu um total de 28.510 mortes por covid-19, superando o número de falecimentos na Espanha, um dos mais afetados pela pandemia por registrar 28.363 óbitos.
Ainda segundo as informações oficiais, foram diagnosticados ao todo 231.770 casos de coronavírus no território mexicano.
Com esses números, o México é o sexto país com mais mortes por coronavírus, numa época em que o governo permite o reinício de várias atividades econômicas.
Anteriormente, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que a população se comportou "de maneira exemplar, com bom senso e disciplina" para atender às recomendações do governo sobre a pandemia.
"Os sacrifícios que a sociedade teve que fazer para reduzir o perigo de uma curva acentuada que significaria uma sobrecarga do sistema de saúde não foram pequenos", afirmou o presidente em discurso para comemorar dois anos de sua vitória eleitoral.
Nesta semana, a Cidade do México, uma das cidades mais afetadas do país, reiniciou as atividades e permitiu a reabertura de restaurantes e hotéis, com medidas de segurança como manter distância, usar máscaras e lavar as mãos constantemente.
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.