Brasileira está entre os mortos no ataque na França, diz Itamaraty

Segundo um canal francês, a vítima teria feito um pedido antes de morrer: "Digam a meus filhos que eu os amo"
AFP
Thalis Araújo
Publicado em 29/10/2020 às 23:01
Ataque aconteceu nesta quinta-feira (29) Foto: VALERY HACHE / AFP


O governo brasileiro informou que uma das três vítimas do ataque a faca realizado nesta quinta-feira (29) em uma igreja no centro de Nice, no Sudeste da França, era uma mulher de nacionalidade brasileira. "O governo brasileiro informa, com grande pesar, que uma das vítimas fatais era uma brasileira de 40 anos, mãe de três filhos, residente na França", informou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

>> Ataque na França deixa feridos e mortos, sendo um deles degolado

>> Papa condena o ataque na França e 'reza pelas vítimas'

Consultado pela AFP, o Itamaraty não confirmou se a vítima tinha também nacionalidade francesa. Segundo informações da imprensa brasileira, a vítima se chamava Simone Barreto Silva e morava na cidade francesa há 30 anos.

A vítima ficou gravemente ferida no ataque à basílica de Notre-Dame, cometido por um migrante tunisiano de 21 anos, recém-chegado à França. Ela conseguiu fugir para um bar vizinho ao templo, mas morreu pouco depois, informaram à AFP fontes policiais.

"Digam a meus filhos que eu os amo", teria conseguido dizer pouco antes de morrer, segundo depoimentos de testemunhas divulgados pelo canal de notícias francês BFMTV.

As outras duas vítimas do atentado foram mortas dentro da basílica: uma mulher idosa, degolada pelo atacante, que tentou decapitá-la, e o sacristão da basílica, um laico de 45 anos, casado e pai de duas filhas.

"O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses", acrescentou o comunicado.

O governo brasileiro expressou, ainda, "seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação" e manifestou "em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença".

Confira a nota do Itamaraty na íntegra

"O Governo brasileiro deplora e condena veementemente o atroz atentado ocorrido hoje dentro da Basílica Notre-Dame de Nice, na França, onde um terrorista assassinou três pessoas.

O Governo brasileiro informa, com grande pesar, que uma das vítimas fatais era uma brasileira de 44 anos, mãe de três filhos, residente na França. O Presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e Governo franceses.

O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo.

Neste momento, o Governo brasileiro manifesta em especial sua solidariedade aos cristãos e pessoas de outras confissões que sofrem perseguição e violência em razão de sua crença.

O Itamaraty, por meio do Consulado-Geral em Paris, presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista."

Ministro das Relações Exteriores também se manifestou

O ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores), também lamentou, pelas redes sociais, o fato. "Profundo pesar pela morte de uma brasileira de 44 anos, mãe de três filhos, ocorrida hoje em Nice, na França, uma das três vítimas fatais do brutal atentado cometido por um terrorista na Basílica de Nossa Senhora", disse.

Confira a publicação

TAGS
religião França ataque igreja Brasil
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory