O Canadá autorizou nesta quarta-feira (9), o uso emergencial da vacina para covid-19 desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a alemã BioNTech. De acordo com as companhias, será fornecido ao país um mínimo de 20 milhões de doses do imunizante durante o primeiro semestre de 2021. A vacinação no país deve começar na próxima semana.
"A decisão de hoje da Health Canada agência reguladora é um momento histórico em nossa luta coletiva contra a pandemia de covid-19 e é um grande passo para retornar à normalidade no Canadá", escreveu em um comunicado o presidente da Pfizer no país, Cole Pinnow.
"É encorajador ver que nossa vacina de mRNA agora está autorizada no Canadá. Depois do Reino Unido e do Bahrein, é o terceiro país a aprovar o uso de nossa vacina em uma semana", disse Sean Marett, diretor comercial e de negócios da BioNTech.
O país terá 14 centros de distribuição da vacina em todo o país, segundo o primeiro-ministro, Justin Trudeau. Os resultados dos testes em grande escala da vacina da Pfizer e BioNTech mostraram uma eficácia de 95%.
O grupo farmacêutico americano Moderna, que desenvolve outra das vacinas mais avançadas, anunciou que entregará suas primeiras doses ao Canadá a partir deste mês. O Canadá já encomendou mais de 400 milhões de doses de vacinas a sete grupos farmacêuticos.