PIONEIRISMO

Voo da Air France realiza primeira viagem com combustível feito a base de vegetais e óleos de cozinha

A empresa aérea associou-se à Total, Airbus e à operadora de aeroportos ADP, na expectativa de tornar as viagens aéreas mais ecologicamente corretas em um futuro próximo

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Julianna Valença

Publicado em 19/05/2021 às 10:41
O AFR-342, saiu às 15h40 do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino a Montreal, no Canadá. - Foto: Divulgação

A empresa aérea Air France-KLM realizou uma decolagem na última terça-feira (18) do primeiro voo de longo curso com combustível sustentável (SAF). Pioneiro, o AFR-342 saiu às 15h40 do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, com destino a Montreal, no Canadá. O biocombustível utilizado na aeronave foi produzido pela empresa Total em suas fábricas francesas, a partir de vegetais e óleos de cozinha.


Há expectativas de que os biocombustíveis reduzam os níveis de dióxido de carbono - um dos principais gases associados ao efeito estufa - presentes na atmosfera. O SAF é atualmente produzido principalmente a partir de biomassa. Segundo o Ministro Adjunto francês dos Transportes, Jean-Baptiste Djebbari, nos tanques da aeronave da Air France foi colocada uma mistura de querosene com 16% de biocombustível, disse o francês Jean-Baptiste Djebbari, Ministro Adjunto dos Transportes.


Biocombustível em um futuro próximo

Para esses voos acontecerem, a Air France-KLM associou-se às empresas Total, Airbus e à operadora de aeroportos ADP, na expectativa de tornar as viagens aéreas mais ecologicamente corretas em um futuro próximo.


A Airbus também está realizando uma série de testes para que suas aeronaves voem com 100% SAF nas próximas décadas. A empresa instalou postos de abastecimento de SAF em suas instalações industriais para usar durante a produção e testes de novos aviões.

Outras companhias aéreas também têm realizado experimentos com o biocombustível, mas o desafio que enfrentam é aplicá-lo em larga escala, pois os combustíveis sustentáveis são uma alternativa muito mais cara que o querosene comum.

Atualmente, a legislação francesa exige que todas as aeronaves usem ao menos 1% de SAF até 2022, em voos com origem na França. Em toda a Europa, há também o Acordo Verde Europeu, em que programa a inclusão de cerca de 2% de biocombustível até 2025 e 5% até 2030 nos voos do continente.

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