A erupção, neste sábado (4), do vulcão Semeru na ilha de Java (Indonésia) causou a fuga de milhares de pessoas nos arredores devido a nuvens de fumaça e cinzas que escureceram a área. Até agora, foi confirmada a morte de uma pessoa. Segundo as autoridades, 41 pessoas ficaram feridas.
Equipes de resgate foram mobilizadas para evacuar os moradores diante do avanço da lava, que já destruiu uma ponte na área de Lumajang, no leste da ilha.
"Muitas áreas ficaram na escuridão pelas cinzas vulcânicas", declarou o porta-voz desta agência, Abdul Muhari.
"Estamos construindo abrigos em várias áreas de Lumajang", acrescentou.
Um vídeo divulgado pela agência mostra moradores, incluindo muitas crianças, procurando refúgio após a erupção do monte Semeru às 15h locais (3h no horário de Brasília) deste sábado.
As autoridades locais estabeleceram uma zona restrita de 5 quilômetros ao redor da cratera.
Este vulcão estava no segundo nível de alerta mais alto desde a grande erupção que ocorreu em dezembro de 2020, que obrigou milhares de pessoas a fugir.
O arquipélago indonésio está localizado no "Círculo de Fogo" do Pacífico, com quase 130 vulcões ativos devido ao encontro das placas continentais.
No final de 2018, a erupção de um vulcão no estreito entre as ilhas de Java e Sumatra causou um terremoto subaquático seguido de um tsunami que deixou mais de 400 mortos.