Conflito

GUERRA RÚSSIA E UCRÂNIA: Operação militar russa na Ucrânia vai durar o tempo necessário, afirma o Kremlin

O porta-voz da presidência russa disse que Moscou pretende impor um ''status neutro'' à Ucrânia, sua desmilitarização e a eliminação dos ''nazistas'' que, segundo ele, estão no país

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 24/02/2022 às 15:53 | Atualizado em 24/02/2022 às 16:19
Notícia
X

O Kremlin declarou nesta quinta-feira (24) que a operação militar contra a Ucrânia durará o tempo que for necessário, dependendo de seus "resultados" e de sua "relevância", estimando que os russos apoiarão tal ofensiva.

O porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov, também disse a repórteres que Moscou pretende impor um "status neutro" à Ucrânia, sua desmilitarização e a eliminação dos "nazistas" que, segundo ele, estão no país.

"A duração (da operação) será determinada por seus resultados e sua relevância. Isso será determinado pelo comandante-em-chefe", disse o porta-voz, referindo-se ao presidente Vladimir Putin.

"Idealmente, a Ucrânia precisa ser libertada e limpa dos nazistas", declarou a repórteres, acrescentando que seu país não está tentando organizar uma "ocupação".

Moscou acusa as autoridades pró-ocidente na Ucrânia de organizar um "genocídio" da população de língua russa no leste do país, com a ajuda de militares próximos da extrema-direita.

Peskov explicou que a decisão de atacar a Ucrânia foi motivada "por uma preocupação" com o futuro da Rússia, que durante semanas pediu aos ocidentais que vetassem a entrada deste país na Otan.

Antecipação

O porta-voz também indicou que o Kremlin havia "antecipado" que os mercados russos teriam uma "reação emocional" à ofensiva contra a Ucrânia.

"Para que esse período emocional seja o mais temporário possível, todas as medidas necessárias foram tomadas", disse ele em um momento em que o mercado de ações russo e o rublo estavam em colapso, diante da incerteza e da ameaça de duras sanções contra Rússia.

Tags

Autor