Com informações da Nasa e do The Old Farmer's Almanac
O fim de semana de Páscoa será de Lua cheia, mas não se trata de uma Lua comum. Da sexta-feira (15) até a segunda-feira (18), ocorre um fenômeno conhecido como "Lua Rosa" ou "Lua Pascal".
O fenômeno deixará as noites do fim de semana mais iluminadas. A lua surge em frente ao Sol por volta das 15h55 neste sábado (16) e no domingo (17).
Entretanto, a cor do satélite natural não vai mudar. De acordo com o The Old Farmer's Almanac, a fase da lua cheia em abril recebe este nome em referência a uma tradição de povos nativos norte-americanos, em celebração à chegada da primavera. No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, é outono, desde o último 20 de março.
O nome Lua Rosa faz homenagem à planta Phlox stolonifera, que é cor-de-rosa e é uma das primeiras a aparecer na primavera no leste dos Estados Unidos.
O termo Lua Pascal é adotado pelo calendário cristão, devido ao período de Páscoa. A data da celebração religiosa depende da data da Lua Rosa, já que a Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera (no Hemisfério Norte).
A Lua Rosa também recebe os nomes de Lua da Grama Germinada (em Oglala, nos EUA), Lua dos Ovos (Dakota), entre outros.
Como observar a Lua Rosa
O fenômeno da Lua Rosa poderá ser visto a olho nu. O melhor horário é a primeira hora após o nascer da lua. A observação fica melhor em locais abertos. Quem puder utilizar um telescópio ou binóculos, poderá ver mais detalhes do satélite natural.